Autarcas: ligação do Monte da Rocha ao Alqueva é “muito importante”

Investimento avaliado em 28 milhões de euros e com um prazo de execução de 21 meses

O avanço das obras de ligação da albufeira do Monte da Rocha, no concelho de Ourique, ao Alqueva é um momento “muito importante” para a região, reconheceram hoje os autarcas de três dos concelhos beneficiados.

A assinatura do contrato de empreitada de construção do circuito hidráulico de Monte da Rocha e do novo bloco de rega de Messejana, no concelho de Aljustrel, decorreu hoje, no Posto de Observação e Comando do Alqueva, numa cerimónia presidida pela ministra da Agricultura e da Alimentação Maria do Céu Antunes.

O investimento, avaliado em 28 milhões de euros e com um prazo de execução de 21 meses, permitirá o reforço à albufeira do Monte da Rocha, que garante o abastecimento público dos concelhos de Ourique, Castro Verde e Almodôvar, assim como parte dos de Mértola e Odemira, todos no distrito de Beja.

A empreitada prevê ainda a criação de um novo bloco de rega com 2.330 hectares, nos concelhos de Aljustrel e Ourique.

“É um dia histórico para o concelho de Ourique e para a região, assim como a prova de que vale a pena lutar para vencer todas as adversidades e conseguir materializar os investimentos”, frisou à agência Lusa o presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro (PS).

Segundo o autarca, “este investimento é determinante para dar sustentabilidade ao abastecimento público a partir do Monte da Rocha”, além de “dar um grande contributo ao desenvolvimento económico do concelho”.

“A criação de um novo perímetro de rega vai criar uma grande dinâmica económica nesta zona, o que é essencial para o desenvolvimento económico e para a fixação de população”, disse.

 

 

Já o presidente da Câmara de Castro Verde, António José Brito (PS), disse tratar-se de “um avanço tardio, mas obviamente muito importante”.

“Andamos a exigir esta solução há cinco anos e, seja por morosidade política ou por exigências administrativas, o processo demorou para chegar a este ponto. Seja como for, é um momento com que nos congratulamos, porque é fundamental para as populações do nosso concelho e do território do Campo Branco”, disse.

O autarca frisou ainda à Lusa que esta empreitada “será fundamental para a estabilização do volume de água no Monte da Rocha, onde hoje a situação é dramática”.

“Estou certo que teremos água do Alqueva nas nossas casas no final de 2025”, acrescentou.

Por seu lado, o presidente da Câmara de Almodôvar, António Bota (PS), afirmou que a ligação do Monte da Rocha ao Alqueva “já devia ter vindo há mais tempo”.

“É um investimento bem vindo e que dá valor àquilo que foram os investimentos de mais de 40 milhões de euros para fazer as ligações entre o Monte da Rocha e os diferentes concelhos e que estávamos sujeitos a ter fortes constrangimentos no futuro”, acrescentou.

António Bota disse ainda que com esta ligação fica “mais tranquilo”, enquanto autarca, “no que respeita ao abastecimento humano” nos concelhos abrangidos pela albufeira.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub