75 formandos do Centro Qualifica recebem hoje os seus certificados em Aljustrel

60 dos formandos são trabalhadores imigrantes

A entrega de certificados do Centro Qualifica do Centro de Emprego e Formação Profissional de Beja decorre esta quinta-feira, dia 11, às 17h30, no Cine Oriental de Aljustrel.

Na cerimónia, presidida pelo secretário de Estado do Trabalho Miguel Fontes, perto de 75 profissionais verão as suas competências reconhecidas pelo Instituto do emprego e Formação Profissional, entre os quais 60 são imigrantes.

A cerimónia começa às 17h30 com um momento musical do grupo de violas campaniças, constituído por formandos de Aljustrel, prossegue com as palavras do presidente da Câmara Carlos Teles, do delegado regional do Alentejo do IEFP Arnaldo Frade, e da vogal Ana Cláudia Valente.

Às 18h00, é feita a apresentação de vídeo sobre a atividade do Centro Qualifica e de testemunhos de experiências de validação de conhecimentos, com a respetiva entrega de diplomas.

Às 19h00, é apresentada a intervenção, em vídeo, da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares Ana Catarina Mendes, seguida do encerramento da cerimónia com o secretário de Estado do Trabalho Miguel Fontes.

O Programa Qualifica é vocacionado para a qualificação de adultos e tem por objetivo melhorar os níveis de educação e formação dos adultos, contribuindo para a melhoria dos níveis de qualificação da população e a melhoria da empregabilidade dos indivíduos.

Este Programa assenta numa estratégia de qualificação que integra respostas educativas e formativas e instrumentos diversos que promovem a efetiva qualificação de adultos e que envolve uma rede alargada de operadores.

O IEFP integra o Programa através da sua rede de Centros de Gestão Direta, existindo na região Alentejo seis Centros Qualifica: Alentejo Litoral, Beja, Évora, Portalegre e Ponte de Sor.

 



Comentários

pub