Violinista clássico húngaro dá hoje concerto em Santiago do Cacém

Concerto acontece a convite da Embaixada Húngara em Portugal

O violinista clássico húngaro Vilmos Holáh atua hoje, dia 11 de dezembro, às 21h00, em Santiago do Cacém, no Auditório Municipal António Chainho.

É vencedor de vários prémios e vai estar em Santiago do Cacém depois de se apresentar como solista em vários países e ter participado em numerosos festivais.

É embaixador da cultura húngara e este concerto acontece a convite da Embaixada Húngara em Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

Como solista, tocou em quatro continentes. Além de numerosos festivais e capitais musicais, representou a cultura húngara em lugares como Cuba, Vietname, Qatar, Índia, Tailândia, Líbano, China e Taiwan.

Ministrou cursos como professor visitante em instituições musicais de Pequim, Taipei, Havana, Saigon, Hanói, Bangkok, Delhi, Calcutá e Montana.

Atuou como concertino desde 1990. Dirigiu os naipes da Ópera Estatal Húngara, da Orquestra Sinfónica Dohnányi Ernő e da Orquestra Sinfónica MÁV. Além disso, juntou-se ao Quarteto de Cordas de Budapeste, à Orquestra de Câmara Failoni da Ópera Estatal Húngara e à Camerata Transsylvanica.

Em 2005, juntou-se ao Quarteto de Cordas Auer, vencedor do Prémio Liszt. Além de inúmeros concertos nacionais e noestrangeiro, também gravou com 10 quartetos e música de câmara obras para piano de László Lajtha.

Desde 2010, dirige a Orquestra Sinfónica da Rádio Húngara e a Orquestra Filarmónica de Sião como primeiro concertino.

Em 2019, JASTA, ADMA e TMEA elegeram-no membro honorário.

Toca frequentemente com Tamas Vásáry, Péter Eötvös, Ádám Fischer, Jurij Simonov.

 

Prémios
Concurso de Violino János Koncz 1986, 1º prémio
Concurso de Violino János Koncz 1989, 1º prémio
Mozarteum Summer Academy Salzburg 1991, 1º prémio
Concurso de Violino János Koncz 1992, 1º prémio
Pacem in Terris International Music Competition Bayreuth 1992, 1º prêmio
Concurso Grand Luc Adolph Violin Luxemburgo 1995, 1º prêmio
Concurso de Música de Câmara Leó Weiner Budapeste 2000, 1º prémio (Trio de Cordas)
Concurso de Música de Câmara Leó Weiner Budapeste 2000, 1º prémio (Sonata)
Prémio Lajtha 2010
Prémio Dohnányi 2013
Prémio Ferenc Liszt 2018
Prémio Emmy 2018

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub