Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Chama-se “Saúde das Palavras”, foi criado por duas psicológicas clínicas da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve e quer promover a saúde mental e emocional das crianças. 

O objetivo é a «promoção de interações saudáveis e de contextos de não violência», explica a ARS/Algarve.

O projeto nasceu pelas mãos de Heloísa Dias e Sónia Nunes que reuniram num kit pedagógico um conjunto de atividades que permitem trabalhar competências e habilidades com especial foco na comunicação, diálogo e interações construtivas.

infraquinta rumo à sustentabilidade

O kit pedagógico “Saúde das Palavras” contém dezenas de recursos e dinâmicas que podem ser trabalhados com crianças a partir dos 3 anos.

O kit inclui um Manual de Apoio, dois livros (“Memória e Orelhas de Elefante” e “Vamos crescer e aprender + na Escola da Amendoeira”), 80 cartões de navegação, 6 emociodados (dados com imagens de diferentes emoções), seis sinais de navegação, um mapa do tesouro da Saúde das Palavras, duas caixas de correio saudável e uma pen drive com todo o conteúdo disponível para consulta, projeção e impressão.

«As emoções são a forma mais básica de linguagem e nós aprendemos a reconhecer as emoções no outro de forma inata», salientou Paulo Morgado, presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve.

 

Sul Informação

 

 

«A saúde mental das crianças é um problema que tem uma dimensão muito grande e que tende a agravar-se à medida que a criança vai envelhecendo», continuou Paulo Morgado, alertando que «o suicídio é a segunda causa de morte nos adolescentes e nos adultos jovens» pelo que «o investimento na área da saúde mental é muito eficiente para tornar uma sociedade mais justa e com menos conflitos».

Numa primeira fase foram adquiridos 150 kits pedagógicos que serão disponibilizados pela ARS Algarve a todas as bibliotecas escolares do 1º ciclo da região, aos 16 centros de saúde da região, ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve e a várias estruturas da comunidade com ação relevante na área da saúde e educação infantil ou juvenil.

Na sessão de apresentação pública do projeto que teve lugar esta segunda-feira, 11 de Dezembro, na sede da ARS Algarve, Alexandre Lima, delegado regional de Educação do Algarve, enalteceu a importância destas sinergias entre a saúde e a educação em prol do desenvolvimento das nossas crianças e manifestou todo o apoio da parte da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Algarve para a implementação do mesmo nas escolas e bibliotecas da região.

Todo este material apresenta conteúdos relevantes no âmbito da promoção da saúde mental e emocional e pode ser utilizado por técnicos e profissionais da saúde, da educação e área social, mas também por qualquer pessoa que se identifique com a abordagem preconizada e que se queira assumir como um modelo de comunicação e interação saudável e positivo para crianças e jovens.

O projeto foi financiado com fundos próprios da ARS Algarve e do financiamento do Fundo Social Europeu, Programa CRESC Algarve e Portugal 2020, através do Projeto Saúde Algarve ONline.

 

Sul Informação

 



vamos à vila 2025
gala do desporto

Também poderá gostar

jovens-adolescente

Negligência e violência são principal motivo das medidas de proteção de 13 mil menores

ministra saude loule inem codu (4)

Ana Paula Martins acusa oposição de usar mortalidade infantil para chicana política

Foto: Depositphotos

Aumento de sem-abrigo nas urgências hospitalares por um teto, comida e higiene