Uma centena de atletas disputaram Albufeira Skate Challenge, um evento «inteiramente dedicado à juventude com uma forte componente solidária», que teve lugar no sábado, dia 9, no Skatepark de Albufeira.
A primeira prova do dia foi uma Batlle para iniciados, já depois dos treinos livres, destinados aos skaters mais novos e aos amadores, que «receberam aulas de Skate», segundo a Câmara de Albufeira.
Seguiram-se provas de Battle Open, com uma vertente amadora, de Death Race e de Tricks 4 Cash.
Na prova Battle Open os primeiros lugares foram atribuídos a Nimrod (1º lugar); Pedro Abreu (2º lugar) e Pedro Estrada (3º lugar), enquanto na vertente amadora o pódio foi ocupado por Luca Bennett White (1º lugar), Yannich Ulmann (2º lugar) e Sabath (3º lugar).
Ao nível dos iniciados os três primeiros lugares foram alcançados por Diogo Matos (1º lugar); Santosh Bostelaar (2º lugar) e Gioia Boragine (3º lugar).
Daniel Peres sagrou-se o vencedor absoluto da Death Race.
Os 1000 mil anunciados em prémios «foram distribuídos por vários atletas inscritos que realizaram as melhores manobras em 3 zonas pré- definidas do circuito».
«Para além da adrenalina das manobras radicais, a música esteve em destaque com as atuações dos grupos: No Time To Waste, DJ Gijoe, Panda Colletive e Dj Virgos», segundo a autarquia.
O evento tem uma componente solidária associada, tenho sido realizado um sorteio de um cabaz e de um skate, este último da autoria da “Surf de Wave”, que rendeu 400 euros, valor resultante da venda das rifas. Esta tarefa ficou a cargo dos jovens do Albufeira Surf Clube e do GAJ – Gabinete da Juventude de Albufeira.
No final, toda a receita angariada foi entregue à Associação Cura da Alma, «que a irá utilizar para ajudar famílias carenciadas do concelho».
O evento contou com a colaboração de jovens voluntários dos Agrupamentos Escolares de Albufeira e de Clubes e Associações do concelho, bem como a presença das seguintes entidades: Cura da Alma, Central Skate Shop, Parte o Coco, Surf The Wave, Acai Summit e Albufeira Surf Clube.
«É nas novas gerações que está a esperança de um futuro melhor, daí a preocupação da autarquia em lhes dar as melhores condições em várias áreas de atuação, que vão do ensino, ao desporto, exercício de voluntariado e à sensibilização para um desenvolvimento sustentável», segundo José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira
Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia com o pelouro da Juventude, reforça esta ideia e acrescenta que «o desporto, para além da vertente competitiva é uma atividade que privilegia o convívio salutar, a entreajuda e o trabalho em equipa, valores muito importantes ao nível da formação humana».
O autarca destaca ainda «o entusiasmo dos jovens em torno de uma modalidade urbana que cada vez tem mais adeptos, realçando a capacidade do Município em termos de infraestruturas desportivas que, volto a dizer, confirmam que Albufeira tem todas as condições para ser Cidade Europeia do desporto em 2026».
Além do Skatepark, Albufeira dispõe, desde o passado mês de Novembro, «de uma rampa de skate considerada uma das melhores do país».
No decurso do Albufeira Skate Challenge os artistas Coman, Pierre LeVert e Erbon deram asas à sua criatividade e fizeram um graffiti alusivo ao evento.
A Câmara também destaca a PhotoChallenge, «um desafio que irá premiar as melhores fotos do evento com 3 vales oferta Fnac no valor de 100 euros para o primeiro lugar; 75 para o 2º lugar e 50 para o terceiro lugar. «O grande vencedor será, igualmente, agraciado com um fim-de-semana para 2 pessoas, num alojamento local em Albufeira, uma oferta da empresa Premium Key».
Os vencedores serão anunciados no dia 16 de Dezembro e a entrega dos prémios está prevista para o dia seguinte, 17 de Dezembro, na loja da FNAC da Guia.