Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
dengun

Perto de 190 centros de saúde vão funcionar na véspera e no dia de Ano Novo em horário complementar, de modo a «responder atempadamente aos casos de doença aguda não emergente», anunciou o Ministério da Saúde.

No sábado, 30 de dezembro, estarão abertos 233 centros de saúde em todo o país. Já no domingo, 31 de dezembro, estarão em funcionamento 193 unidades. Na segunda-feira, feriado e primeiro dia de 2024, e na terça-feira, dia 2 de janeiro, estarão operacionais 187 centros de saúde.

A medida insere-se no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2023-2024, operacionalizado pelos Agrupamentos de Centros de Saúde e Administrações Regionais de Saúde, em articulação com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

jf-quarteira

«Em caso de situação de doença aguda não emergente, a utilização das alternativas disponíveis aos serviços de urgência, como os centros de saúde e os serviços digitais SNS 24, contribui para diminuir a pressão sobre os serviços de emergência hospitalar, através de atendimentos que podem ser prestados noutros pontos do SNS», salienta o Ministério.

Em situações não emergentes, como sintomas respiratórios ligeiros a moderados, «a população deve contactar o SNS 24 – para aconselhamento e eventual encaminhamento para a unidade de saúde mais próxima. Em situações de emergência deve ser contactado o 112», explica ainda.

«A utilização adequada dos serviços de saúde permite uma resposta mais atempada aos doentes, sendo fundamental para o melhor funcionamento e articulação da rede de unidades do SNS, designadamente em situação de aumento da procura».

O Ministério da Saúde afirma ainda reconhecer «o empenho dos profissionais de saúde, de um modo especial nesta quadra, e deseja um novo ano, com saúde, para toda a população».

 

Clique aqui para saber quais os Centros de Saúde de serviço nos dias 30 e 31 de dezembro, 1 e 2 de Janeiro (ferramenta desenvolvida pela VOST PORTUGAL – Associação de Voluntários Digitais em Situações de Emergência)

 

 

 



inframoura cada gota importa
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Sul Informação - Projeto MeteoFontes coloca Lagoa na vanguarda da meteorologia amadora

Máximos históricos de temperatura alcançados em um terço das estações meteorológicas

Sul Informação - Ordem dos Engenheiros Região Sul garante patrocínio da Presidência da República para prémio jovem

Ordem dos Engenheiros Região Sul garante patrocínio da Presidência da República para prémio jovem

Sul Informação - Incêndio na zona de Alcácer do Sal corta trânsito na A2

Presumível responsável por incêndio florestal em Castro Verde detido pela Judiciária