Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
festival de caminhadas

Perto de 190 centros de saúde vão funcionar na véspera e no dia de Ano Novo em horário complementar, de modo a «responder atempadamente aos casos de doença aguda não emergente», anunciou o Ministério da Saúde.

No sábado, 30 de dezembro, estarão abertos 233 centros de saúde em todo o país. Já no domingo, 31 de dezembro, estarão em funcionamento 193 unidades. Na segunda-feira, feriado e primeiro dia de 2024, e na terça-feira, dia 2 de janeiro, estarão operacionais 187 centros de saúde.

A medida insere-se no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2023-2024, operacionalizado pelos Agrupamentos de Centros de Saúde e Administrações Regionais de Saúde, em articulação com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Banner lateral albufeira

«Em caso de situação de doença aguda não emergente, a utilização das alternativas disponíveis aos serviços de urgência, como os centros de saúde e os serviços digitais SNS 24, contribui para diminuir a pressão sobre os serviços de emergência hospitalar, através de atendimentos que podem ser prestados noutros pontos do SNS», salienta o Ministério.

Em situações não emergentes, como sintomas respiratórios ligeiros a moderados, «a população deve contactar o SNS 24 – para aconselhamento e eventual encaminhamento para a unidade de saúde mais próxima. Em situações de emergência deve ser contactado o 112», explica ainda.

«A utilização adequada dos serviços de saúde permite uma resposta mais atempada aos doentes, sendo fundamental para o melhor funcionamento e articulação da rede de unidades do SNS, designadamente em situação de aumento da procura».

O Ministério da Saúde afirma ainda reconhecer «o empenho dos profissionais de saúde, de um modo especial nesta quadra, e deseja um novo ano, com saúde, para toda a população».

 

Clique aqui para saber quais os Centros de Saúde de serviço nos dias 30 e 31 de dezembro, 1 e 2 de Janeiro (ferramenta desenvolvida pela VOST PORTUGAL – Associação de Voluntários Digitais em Situações de Emergência)

 

 

 



jf-quarteira
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

O almirante Henrique Gouveia e Melo, fala aos jornalistas durante o ‘What’s Next Summit 2025’, encontro global que reúne líderes empresariais, decisores políticos e inovadores para refletir sobre o futuro das empresas e da sociedade em tempos de incerteza abordando o tema “A importância da robótica na exploração marinha”, evento promovido pela Porto Business School, no Porto, 01 de abril de 2025. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA

Gouveia e Melo confirma que é candidato às presidenciais e apresenta candidatura a 29 de Maio

Pulseira eletrónica

Pulseira eletrónica para suspeito de violência doméstica detido em Castro Verde

livro do mês

A Trilogia de Copenhaga, de Tove Ditlevsen: a escrita como recusa de ilusão