Este ano, GNR já apanhou 10 toneladas de azeitona e deteve 62 no Baixo Alentejo

Resultados da operação “Campo Seguro 2023”

Mais de 10 toneladas de azeitona recuperadas e 62 suspeitos de furto de produtos agrícolas detidos são o balanço da operação da GNR direcionada para a época da apanha deste fruto no distrito de Beja, foi hoje divulgado.

Os dados, indicou em comunicado o Comando Territorial de Beja da GNR, dizem respeito ao período entre o dia 26 de junho e 4 de dezembro da operação “Campo Seguro 2023”, que ainda decorre, neste distrito alentejano.

Segundo a Guarda, nesse período, na área deste Comando Territorial, foram realizadas 199 ações de sensibilização, nas quais foram abrangidas 595 pessoas, tendo participado 376 militares.

Além das mais de 10 toneladas de azeitona recuperadas e dos 62 detidos, a GNR salientou ter contabilizado 128 ocorrências relacionadas com produtos agrícolas, tendo resultado ainda na identificação de 67 suspeitos.

A Guarda revelou que tem intensificado o patrulhamento nas explorações agrícolas para “prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como possíveis situações de tráfico de seres humanos” no distrito de Beja.

“A GNR pretende estabelecer e potenciar os necessários contactos com olivicultores, associações e cooperativas agrícolas relacionadas com o setor olivícola de forma a potenciar a prevenção criminal e a reduzir o número de furtos de azeitona e de azeite, especialmente nesta campanha”, indicou.

Assinalando que se estima que “o valor da azeitona e do azeite atinja máximos históricos”, a força de segurança explicou que também tem promovido “ações de sensibilização e divulgação de medidas de autoproteção e segurança contra os furtos”.

Estas ações, frisou, envolvem militares de diferentes valências da força de segurança, nomeadamente Territorial, Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, Investigação Criminal e da Unidade de Ação Fiscal.

“Para fazer face à criminalidade transfronteiriça, são ainda efetuadas ações de controlo e fiscalização do transporte de produtos agrícolas e florestais nos pontos de passagem da fronteira terrestre, em coordenação com a Guardia Civil”, acrescentou.

No comunicado, a GNR aconselha a que se evite deixar azeitona colhida e utensílios da apanha no olival, durante o período noturno, e que seja informada de qualquer movimento de pessoas ou viaturas suspeitas na proximidade dos olivais e lagares.

A operação “Campo Seguro 2023”, que decorre até 31 de dezembro, visa a intensificação do patrulhamento, fiscalização e sensibilização nas explorações agrícolas e florestais, com o intuito de prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, bem como possíveis situações de tráfico de seres humanos.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub