Corrida Viana-a-par-de-Alvito volta à estrada em Janeiro

Prova liga os castelos de Alvito e de Viana do Alentejo

Os municípios de Viana do Alentejo e de Alvito voltam a unir esforços para promover a corrida Viana-a-par-de-Alvito, uma prova que irá ligar os castelos destes dois concelhos, marcada para dia 14 de Janeiro.

A edição de 2024 da corrida foi apresentada na quinta-feira, no Cineteatro Vianense numa conferência de imprensa em que José Manuel Efigénio e Luis Miguel Duarte,  presidentes das Câmaras de Alvito e Viana do Alentejo, respetivamente, destacaram o papel importante deste evento desportivo, que acaba por «reforçar a união entre os dois concelhos vizinhos, um do distrito de Beja e outro do distrito de Évora».

«O trabalho conjunto feito pelos dois Municípios, juntamente com as Juntas de Freguesia de Alvito, Vila Nova da Baronia e Viana do Alentejo, as Associações de Atletismo de Beja e Évora, a Guarda Nacional Republicana de Alvito e Viana do Alentejo e as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Alvito e Viana do Alentejo», reforçou José Manuel Efigénio.

Luis Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, referiu ainda o «importante significado» desta corrida, tendo em conta a sua associação à Restauração dos dois concelhos, ocorrida a 13 de Janeiro de 1898, e assumiu a vontade de «fazer cada vez melhor, atraindo mais e novos participantes dos vários escalões».

 

 

Esta é uma prova em que todos podem participar, uma vez que contempla uma prova de corrida, mas também uma vertente de caminhada.

«A 5ª edição da prova encontra-se dividida em vários escalões e destina-se a todos os atletas federados e não federados, em representação de coletividades, organizações populares, grupos desportivos, escolas ou a título individual, com a prova principal, de 12,77 quilómetros, a passar por Vila Nova da Baronia. Já as provas jovens (400, 800, 1000, 2000 e 3000 metros) vão terminar em Viana do Alentejo», descrevem os organizadores da corrida.

Agendada está igualmente uma caminhada de 8,9 quilómetros, com partida junto à Casa do Povo de Vila Nova da Baronia, numa parceria com o Alcáçovas Outdoor Trails, da Associação dos Amigos de Alcáçovas.

As inscrições para as provas jovens devem ser efetuadas neste link, podendo os interessados obter mais informações junto das Associações de Atletismo de Beja e de Évora. A partir do escalão de juniores, inclusive, as inscrições são realizadas no site A Correr.

 

 

 



Comentários

pub