A Consulta Pública à proposta de Plano de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) vai decorrer de 12 de Dezembro a 10 de Janeiro, anunciou hoje a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).
Os contributos devem ser enviados, entre as datas referidas, para o correio eletrónico [email protected] (com a indicação “Consulta Pública Cogestão PNRF” no assunto do correio eletrónico) ou, por via postal, para o Gabinete de Apoio ao Presidente, Câmara Municipal de Faro, Largo da Sé, 8004-001 Faro.
Para que todos os interessados possam ficar a conhecer melhor o que se pretende, vão ser promovidas duas sessões públicas de apresentação da proposta de Plano de Cogestão. A primeira terá lugar no dia 4 de janeiro, às 18h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, enquanto a segunda está marcada para 9 de janeiro, também às 18h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal, em Faro.
Os documentos podem ser consultados clicando aqui.
Segundo a AMAL, «o modelo de cogestão do PNRF representa uma importante dimensão da gestão de proximidade das áreas protegidas, com intervenção dos municípios e das entidades relevantes para a promoção do desenvolvimento sustentável e da valorização dos espaços naturais classificados que integram o seu território».
A Ria Formosa é a maior zona húmida do sul de Portugal e uma das áreas do país mais ricas em biodiversidade.
O Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) está situado no sotavento algarvio, assente na importante zona lagunar aí existente. Cobre uma superfície de cerca de 18.000 hectares, incluindo a área submersa abrangendo os concelhos de Faro, Loulé, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.
A Reserva Natural da Ria Formosa foi constituída em 1978, tendo sido reclassificada como Parque Natural em 1987.