A azinheira de Alportel, em São Brás de Alportel, volta a estar entre as candidatas portuguesas a árvore europeia do ano, no concurso Tree of the Year 2024.
Nesta fase do concurso, cujas votações online decorrem até às 23h59 do dia 5 de Janeiro, clicando aqui, a azinheira algarvia está entre as 10 finalistas que poderão representar Portugal na edição europeia. O vencedor será anunciado no dia 10 de Janeiro.
O concurso Tree of the Year visa destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural das regiões. Em Portugal, o concurso é organizado pela União da Floresta Mediterrânica – UNAC.
A azinheira (Quercus rotundifolia) de Alportel localiza-se junto da EN2, tem cerca de 250 anos, 17 metros de altura e 5 metros de perímetro de tronco.
A fama da Azinheira de Alportel ultrapassa os limites do concelho de São Brás de Alportel. De notável porte e classificada como Árvore de Interesse Público em 1942, esta azinheira é um ponto de interesse e visita em São Brás de Alportel e acolhe com frequência piqueniques e convívios de são-brasenses e visitantes.
A candidatura da azinheira centenária foi submetida pelo Município de São Brás de Alportel.