Alcáçovas deu a provar doces conventuais e palacianos

X Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana deu a conhecer vencedores

Centenas de pessoas visitaram, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, a 22ª edição da Mostra de Doçaria de Alcáçovas, onde a doçaria conventual e palaciana foi, mais uma vez, a rainha da festa.

Vinte e um doceiros e doceiras de vários pontos do país marcaram presença no certame que, além de fazer parte do calendário de Inverno da região Alentejo, “faz parte da identidade do concelho”, como referiu o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luis Miguel Duarte.

A iniciativa, criada no ano 2000, “vai muito para além de divulgar os doces, o objetivo é também divulgar as receitas para que esta arte tão antiga e tradicional não se perca”, revelou o autarca.

Para sensibilizar para a importância da divulgação e preservação da doçaria tradicional portuguesa teve lugar, logo na sexta-feira, o X Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana, promovido pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, onde estiveram a concurso 9 doces e/ou bolos.

Em 1º lugar ficou a Padaria da Nacional 2, com Toucinho do Céu, em 2º lugar, Mariana Nunes, com Sardinhas Albardadas e, em 3º lugar, a Casa dos Doces Conventuais, com Pudim de Cister.

O júri composto por Susana Nonato, da Confraria Gastronómica do Alentejo, pelo Chef António Melgão, e Luisa Ferreira, formadora do Instituto de Emprego e Formação Profissional, atribuíram uma menção honrosa à Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro, Lda, com Papos d’Anjo.

 

 

O certame não se fez apenas de doces e incluiu um programa cultural que abarcou dança com o Grupo de Ballet da ACRA, cante alentejano com a presença do Grupo Coral Feminino e Etnográfico Paz e Unidade de Alcáçovas, Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas e Grupo Coral “Os Trabalhadores” das Alcáçovas, animação com o Grupo Cantarolando e o Grupo de Cantares Populares Seara Nova, bem como espetáculos com Virgem Suta, De Moda em Moda e Saint Dominic’s Gospel Choir, para além da atuação do Grupo de Cavaquinhos do Alentejo da A.M.Ar.T..

Destaque ainda para o programa Altas Horas, no Pavilhão da Gamita, com Manel João, Dj Mira, Compis del Cante e Dj Miguel Morais.

A Banda da Sociedade União Alcaçovense esteve presente na inauguração do certame, tendo ainda tido lugar o After Hours e o Passeio a Cavalo – Mostra de Doçaria promovidos pela Associação Tauromáquica Alcaçovense e a “Doce Caminhada” organizada pelo Alcáçovas Outdoor Trails.

Os mais novos também não foram esquecidos e tiveram à sua disposição um espaço onde puderam dar azo à sua criatividade e participar em diversas atividades, nomeadamente nos ateliers “Árvore dos Cupcakes”, “Mete a colher na arte” e na atividade “Uma doçura de conto”.

O certame foi organizado pelo Município de Viana do Alentejo em parceria com a Junta de Freguesia de Alcáçovas, e o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Caixa de Crédito Agrícola e da Confraria da Doçaria Conventual do Alentejo.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub