ACT fiscalizou empresas prestadoras de serviços em ação em Odemira

Nove empresas prestadoras de serviços foram referenciadas e 86 trabalhadores identificados

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) realizou hoje uma ação inspetiva numa exploração agrícola de grandes dimensões, no concelho de Odemira, tendo referenciado nove empresas prestadoras de serviços e identificado 86 trabalhadores de várias nacionalidades.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a ACT indicou que a operação, que decorreu hoje de manhã, visou «um conjunto de empresas prestadoras de serviços já sinalizadas por cessarem contratos com os trabalhadores imigrantes, dando preferência à contratação de novos imigrantes que chegam à região».

Tratou-se de uma «ação de cruzamento de dados entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Instituto da Segurança Social (ISS)» levada a cabo por uma equipa de inspetores do trabalho numa exploração agrícola de grande dimensão no concelho de Odemira, explicou.

«No decorrer desta ação, foram referenciadas nove empresas prestadoras de serviços e identificados 86 trabalhadores (nove mulheres e 77 homens), oriundos de diferentes países», como a Índia, Paquistão, Nepal, Argélia, Bangladesh, Bulgária e Portugal, lê-se no comunicado.

No seguimento da operação será efetuado «o cruzamento dos dados recolhidos no terreno com o IEFP e o ISS», adiantou.

Estas entidades irão também proceder «à averiguação» dos dados recolhidos.

«Esta ação resulta de um alerta do IEFP na região do Alentejo Litoral da cessação e não renovação de contratos de trabalho», revelou a inspetora-geral, Fernanda Campos, citada no comunicado.

Segundo a responsável, «com o cruzamento de dados reportados pelo IEFP e pelo ISS» foi possível «colocar no terreno uma ação» que permitiu «identificar situações irregulares no seio destas empresas, protegendo os trabalhadores».

«Com a entrada em vigor da Agenda do Trabalho Digno, conseguimos implementar ações mais inteligentes, mais ágeis e eficazes», declarou.

 



Comentários

pub