5,9 milhões do PRR transformam Convento da Saudação em grande centro de artes

Financiamento concedido no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR)

O contrato para o financiamento de 5,9 milhões de euros destinados à Requalificação e Conservação do Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo, foi assinado na manhã de ontem, dia 29, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho daquele município alentejano.

O financiamento é concedido no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, salientou, na sua intervenção, que este contrato PRR «permite a realização de um sonho com mais de três décadas».

O Município, acrescentou, investiu no Convento da Saudação, nos últimos 30 anos, cerca de 1 milhão de euros, enquanto o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural lá gastou perto de 1 milhão e 600 mil euros.

 

 

Com esta assinatura, referiu o autarca, «é-nos permitido o acesso ao financiamento de 5,9 milhões de euros para a Requalificação e Conservação de um espaço que é o ex-libris da nossa terra, que tanto diz aos montemorenses e, cada vez mais, a muita gente do país e não só».

Para Olímpio Galvão, abre-se «definitivamente, uma janela de oportunidade que não deixaremos fechar, e estou certo que daqui nascerá uma importante âncora cultural, turística e económica para o concelho, para a região e para o país. Um verdadeiro projeto de coesão territorial e de dinâmica regional e nacional».

O presidente da Câmara garantiu ainda o empenho total do executivo para levar a bom porto e dentro dos prazos apertados do PRR tão ambicioso projeto

Falando com os jornalistas, Olímpio Galvão sublinhou que o Castelo diz muito aos montemorenses, sendo «a Torre do Castelo o nosso farol, mas todo o Castelo é a nossa vivência, são as nossas recordações de infância. É tudo isso que agora vai ser restaurado e vai ser possibilitada a sua fruição em segurança, integrando serviços municipais, espaços acessíveis a visita e o acolhimento do Espaço do Tempo».

 

 

A secretária de Estado da Cultura disse, por seu lado, que «hoje é um dia muito feliz para Montemor porque, finalmente, depois de outras intervenções que foram feitas, conseguimos, com este investimento adicional do PRR, chegar a esta intervenção abrangente e global do Convento, que vai ser transformadora para a própria cidade».

«Temos um grande polo de produção artística, que finalmente terá condições para trabalhar, para oferecer e se posicionar em toda a região, como um grande lugar de atração de públicos da região e do país», acrescentou Isabel Cordeiro.
Para mais, disse ainda a secretária de Estado, trata-se da «recuperação de um Monumento Nacional classificado em 1951, que é também ele uma joia arquitetónica e uma referência no património de Montemor e, portanto, conseguimos conciliar aqui duas valências num único projeto».

A governante disse acreditar que «no início de 2026 teremos a obra concluída».

Rui Horta, presidente da direção de “O Espaço do Tempo”, de sorriso aberto, explicou que «respirava de alívio», já que «foi uma maratona de 23 anos» até chegar aqui.

«Daqui a uns anos queremos estar a entrar lá em cima, com um grande projeto artístico a nível nacional e internacional, mas que é um grande projeto sócio cultural da cidade, dos Montemorenses e do Alentejo. Estamos preparadíssimos para isso, só queremos é que nos deem a chave para entrar», concluiu o coreógrafo.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub