José Eduardo, Sandra, Madalena, Fábio, João Pedro e Raul são um grupo de amigos que, com os seus pais, se juntavam de modo informal para praticar Boccia em São Brás de Alportel.
Contactaram com a União Sambrasense para que a modalidade, «de cariz universal totalmente adaptável a qualquer atleta e que já foi eleita como modalidade paralímpica», passasse a integrar a oferta do clube.
Após algumas reuniões com os atletas e os seus pais, a a União Sambrasense decidiu avançar com a filiação do clube na Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto (PCAND) no dia 30 de Outubro.
O primeiro treino oficial teve lugar a 6 de Novembro, nas instalações da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel.
Bruno Sousa Costa, presidente da União Sambrasense, disse que «o clube tem a obrigação moral e dever social de apoiar estas modalidades integrativas, demonstrando a sua abrangência como grande clube desta terra. Esta era a componente social que faltava».
Por isso, acrescentou, «muito nos orgulha, enquanto coletividade, por ter mais este núcleo desportivo», já que «esta é uma das formas de promover a inclusão, abrindo portas para que todos os queiram praticar este desporto, incentivando os hábitos saudáveis, a socialização e o convívio. Sentimo-nos mais preenchidos com a formalização desta nova modalidade, que, aliada ao Basquetebol, começou a dar novos passos».
A nova equipa está a treinar no espaço cedido pela Junta de Freguesia, estando sempre disponível para receber novos atletas ou visitas. Quem quiser poderá juntar-se nos seguintes dias de treino: segunda-feira (19h00-21h00), terças e sextas-feiras, às 14h30, na Junta de Freguesia.