Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

A Comissão Europeia abriu hoje um processo de infração a Portugal devido aos impostos especiais de consumo sobre o vinho, dando dois meses como prazo de resposta à carta de notificação.

Segundo o executivo comunitário, “Portugal trata como vinho e aplica incorretamente uma taxa zero aos produtos com um teor alcoólico entre 15% e 18% em volume e que tenham sido enriquecidos”, sublinhando que a legislação da União Europeia (UE) “só permite a inclusão desses produtos na categoria de vinho se forem produzidos sem qualquer enriquecimento”.

Ao mesmo tempo, argumenta Bruxelas, Portugal exclui todos os vinhos aromatizados da categoria de vinhos, mesmo estando preenchidas as condições previstas na legislação da UE, o que resulta na aplicação de uma taxa de imposto especial de consumo mais elevada.

jf-quarteira

Em ambos os casos, o tratamento dos produtos acima referidos é contrário à definição de vinho constante da legislação da UE em matéria de impostos especiais de consumo.

Portugal tem dois meses para responder satisfatoriamente às dúvidas, sob pena de o processo avançar para a segunda fase, com o envio de um parecer fundamentado.

 



jf-quarteira

Também poderá gostar

Sul Informação - Lundin Mining estuda a venda das minas de Neves-Corvo por mil milhões

Mina de Neves Corvo é um dos quatro projetos estratégicos em Portugal segundo a Comissão Europeia

Formação da Associação de Escanções em Lagoa

Associação de Escanções de Portugal deu formação especializada em Lagoa

Sul Informação - Faro marca presença na Feria del Vino y el Mar, em Ayamonte

Vendas de vinho do Alentejo sobem 8% em 2024