Ourique homenageia o realizador Hélder Mendes com ciclo de cinema

Hélder Mendes está ligado a diversas marcas relevantes da história do audiovisual em Portugal.

Imagem de Arquivo

O comendador Hélder Mendes, «ilustre ouriquense, realizador e pioneiro da televisão em Portugal», vai voltar a ser homenageado pela Câmara de Ourique com um ciclo de cinema com filmes ligados à natureza, a partir de amanhã, terça-feira, dia 28, até quinta-feira, dia 30 de Novembro, no Cineteatro Sousa Telles.

Na terça-feira, às 14h00, será exibido o documentário “Arrábida – da Serra ao Mar”, dirigido aos alunos do 2º ciclo, com a duração de 60 minutos.

A 29 de Novembro, também às 14h00, alunos do 1º ciclo vão ver curtas metragens, numa sessão com a duração de 65 minutos.

No dia 30, às 21h30, o público em geral está convidado a ver o filme “A Campanha do Creoula”, de André Valentim Almeida.

Com esta iniciativa, que tem entrada livre, a autarquia via homenagear um homem que «está ligado a diversas marcas relevantes da história do audiovisual em Portugal».

 

 

«Foi um dos fundadores da Radiotelevisão Portuguesa. Filmou a guerra colonial. Mergulhou nos mares, para captar as primeiras imagens subaquáticas que o país viu, ainda a preto e branco. Filmou Maria Callas em Lisboa, naquele que ficou para a história como o melhor registo sonoro da voz da diva da ópera», descreve a Câmara de Ourique.

Nos anos 60, logo no início da sua carreira, filmou o documentário «Homens na Falésia», transmitido no programa da RTP “Desporto e Natureza”.

Durante o seu trabalho na RTP, Hélder Mendes foi responsável por reportagens e documentários, nomeadamente sobre questões ligadas ao Algarve.

Por ser também mergulhador, filmou e realizou para a televisão portuguesa, o famoso documentário “Os misteriosos barcos do rio Arade”, descobertos na sequência das dragagens feitas no rio em 1970, e transmitido, pela primeira vez, em julho de 1972.

Ou seja, o comendador tem tido «uma vida plena de compromissos com a atualidade, a natureza, a cultura e a realização de trabalhos de excelência no registo e transmissão audiovisual de diversos acontecimentos, produções e realizações».

Atualmente, além de ser um entusiasta pela história da sua terra natal de Ourique, é também sócio do Grupo de Amigos do Museu de Portimão.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub