Mostra leva a Alcaçovas «doces de fazer crescer água na boca»

Em Dezembro

Doces de «fazer crescer água na boca» feitos por doceiros de todos o país vão dar-se a provar no Largo da Gamita, em Alcáçovas, entre os dias 8 e 10 de Dezembro, numa Mostra de Doçaria que vai contar com «o melhor da doçaria conventual e palaciana», segundo a Câmara de Viana do Alentejo, que promove o evento em parceria com a Junta de Freguesia de Alcáçovas e o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O Bolo Conde de Alcáçovas, o Bolo Real, as Sardinhas Albardadas e os Amores de Viana «são as estrelas de um certame que já se afirmou como um dos eventos de inverno da região que atrai, a cada edição, mais visitantes».

Pelo 10º ano consecutivo, a Mostra apresenta o Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana promovido pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, «que pretende sensibilizar para a importância da divulgação e preservação da doçaria tradicional portuguesa, respeitando a genuinidade de cada doce apresentado, com a atribuição de prémios aos melhores doces a concurso».

Esta 22ª edição vai contar também com sessões de showcooking da responsabilidade do Município (Margarida Ilhéu e Casa Maria Vitória) e da Confraria do Doces Conventuais do Alentejo (Chef António Melgão).

O certame não se faz apenas de doces e integra um programa cultural que abarca dança com o Grupo de Ballet da ACRA, cante alentejano com a presença do Grupo Coral Feminino e Etnográfico Paz e Unidade de Alcáçovas, Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas e Grupo Coral “Os Trabalhadores” das Alcáçovas, animação com o Grupo Cantarolando e o Grupo de Cantares Populares Seara Nova, bem como espetáculos com Virgem Suta, De Moda em Moda e Saint Dominic’s Gospel Choir, para além da atuação do Grupo de Cavaquinhos do Alentejo da A.M.Ar.T.. Destaque ainda para o programa Altas Horas, no Pavilhão da Gamita, com Manel João, Dj Mira, Compis del Cante e Dj Miguel Morais.

Os mais novos também não foram esquecidos e dispõem de um espaço onde podem dar azo à sua criatividade e participar em diversas atividades, nomeadamente nos ateliers “Árvore dos Cupcakes”, “Mete a colher na arte” e na atividade “Uma doçura de conto”.

Em termos desportivos o destaque para as atividades promovidas por associações locais como a “Doce Caminhada”, o Passeio a Cavalo – Mostra de Doçaria.

O certame tem entrada livre, pode ser visitado dias 8 e 9, a partir das 14h00, e dia 10, a partir das 10h00. A Mostra encerra às 24h00, com exceção do último dia, em que fecha as portas às 20h00.

 

 



Comentários

pub