Jornais Transtaganos estão em exposição até Dezembro em Alcáçovas

Nesta mostra, estão incluídos “os três mais antigos jornais transtaganos registado nas bibliotecas públicas e municipais do Alentejo”

“Jornais Transtaganos – Imprensa de Alem Tejo” é o título da exposição que pode ser visitada no Paço dos Henriques, em Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo, até final do mês de Dezembro.

Segundo a Câmara de Viana do Alentejo, a iniciativa “reúne a memória e o conhecimento através da mostra da sua relação com o território, com os homens e mulheres, jornalistas e editores que, ao longo dos anos, dedicaram a sua vida ao jornalismo e ao seu papel no desenvolvimento local e regional”.

“A exposição procura também lançar pistas para estudos mais aprofundados, no âmbito de programas avançados na Universidade de Évora, que permitam melhor compreender a região e organizar contributos que possam ser o ponto de partida de uma História do Alentejo e das suas gentes”, acrescentou.

Entre estas linhas de investigação estão os jornais manuscritos, a relação de Eça de Queiroz com os seus leitores, as redes de bibliotecas e tipografias, em que se inclui a Casa do Alentejo em Lisboa que este ano comemora 100 anos, e o papel nacional e internacional da designação Transtagano que alguns jornais escolheram para o seu título, mas que poetas como Curvo Semedo (Montemos o Novo, 1766/1838) usaram como nome arcadiano.

Nesta mostra, estão incluídos “os três mais antigos jornais transtaganos registado nas bibliotecas públicas e municipais do Alentejo”, que são o Correio Eborense (Évora), a Voz do Alentejo (Elvas) e o Bejense (Beja).

 

 



Comentários

pub