Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vila vita parc white asparagus

O seminário “Lugares de Globalização – Magallanes_ICC” vai decorrer no dia 6 de dezembro, às 14h30, na sede da CCDR Algarve, em Faro, no âmbito do projeto Magllanes_ICC – Centro de Empreendimento de Indústrias Culturais e Criativas, promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

O projeto é inspirado nos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães e pretendeu ser um dinamizador da economia criativa, incentivando e dando ferramentas às industriais culturais e criativas.

A sessão de abertura, às 14h30, conta com as intervenções de Adriana Freire Nogueira, diretora regional de Cultura do Algarve, e de José Apolinário, presidente da CCDR Algarve.

infraquinta rumo à sustentabilidade

A primeira oradora do seminário é Maria de Lurdes Carvalho, diretora de Serviços de Desenvolvimento Regional da CCDR Algarve, que irá fazer uma breve apresentação do projeto Magallanes_ICC e do seu enquadramento no INTERREG VA – POCTEP.

A componente de investigação histórica do projeto Magallanes_ICC, componente a cargo da Direção Regional de Cultura do Algarve, vai ser apresentada por Rui Loureiro, professor, historiador, investigador contratado pela DRCAlg como coordenador científico desta componente do projeto.

Rui Loureiro ocupou-se «essencialmente da participação algarvia no empreendimento da expansão marítima portuguesa, dos séculos XV e XVI, bem como do respetivo enquadramento nos chamados Lugares de Globalização do Barlavento Algarvio (Aljezur, Lagos, Monchique, Silves e Vila do Bispo)», explica a DRCAlg.

Susana Calado Martins, contratada pela DRCAlg como coordenadora da componente de ligação e produção de conteúdos para as indústrias culturais e criativas, fará, em seguida, «a apresentação do trabalho de ligação deste conhecimento histórico às indústrias culturais e criativas, e de como este pode ser uma base sólida para o florescimento de ideias inovadoras e pontos de partida para oportunidades de negócio neste setor».

O seminário encerra com uma mesa-redonda, subordinada ao tema “Lugares da Globalização – Perspetivas de Futuro”, com a apresentação introdutória e dinamização de Henrique Leitão, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do CIUHCT (Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia).

São convidados deste espaço de debate: José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve e da Associação Turismo do Algarve, Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve, António Pina, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, Rui Loureiro, do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes/CHAM (Centro de Humanidades), João Pedro Bernardes, da Universidade do Algarve/Faculdade Ciências Humanas e Sociais, e João Ministro, da TASA/Proactivetur.

O projeto Magallanes_ICC é um projeto de cooperação transfronteiriça, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

A participação é sujeita a inscrição clicando aqui, sendo o seminário transmitido em streaming nos canais de comunicação da DRCAlg e da CCDR Algarve.

 



vamos à vila 2025
teatro das figuras

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Real Tuna Infantina

Real Tuna Infantina celebra 30 anos com espetáculo em Faro

Foto: The Waterboys / Facebook

The Waterboys, Moonspell e The Black Mamba atuam na 43ª Concentração de Faro