Governo lança apoio de 5 milhões para empresas e projetos turísticos afetados pelos incêndios

«Estamos a concretizar e a apoiar a promoção turística de uma das mais belas regiões do nosso país»

Turismo rural TEIMA – Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

O Governo lançou este sábado, 4 de Novembro, em Odemira, duas linhas de apoio, num total de 5 milhões de euros, para dar resposta às empresas turísticas afetadas pelos incêndios de Agosto, em Odemira, Aljezur, Monchique e também Proença-a-Nova e Castelo Branco. 

A primeira linha, de 3 milhões, destina-se ao apoio à tesouraria e ao investimento.

Esta linha servirá para apoiar as empresas do turismo na recuperação e reabilitação dos ativos atingidos pelos incêndios e está disponível para todas as empresas de turismo localizadas nos territórios impactados.

O limite máximo será de 400 mil euros por projeto e uma taxa de comparticipação de 90% podendo ter apenas a natureza de fundo perdido até aos 200 mil euros ou apresentar uma dimensão compósita entre fundo perdido e incentivo reembolsável, à taxa zero, em montantes superiores aos 200 mil euros.

A segunda linha, de 2 milhões, destina-se ao apoio a projetos de estruturação de produtos turísticos e de promoção turística. Esta linha dirige-se a entidades públicas e entidades privadas sem fins lucrativos com o limite máximo absoluto de 400 mil euros por projeto, a fundo perdido, com uma taxa de comparticipação de 90%.

Os procedimentos de apresentação de candidaturas a estas linhas de apoio ocorrem mediante formalização junto do Turismo de Portugal.

Foi, também, assinado um protocolo entre as Entidades Regionais de Turismo do Alentejo e do Algarve para uma campanha conjunta de promoção turística dedicada ao mercado interno e externo do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Para Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, «depois de termos estado no terreno, no rescaldo do incêndio de Agosto de 2023, a ouvir as empresas e as instituições, concretizamos agora duas linhas de apoio que respondem às necessidades dos empresários e do território».

«Estamos, assim, em proximidade, a concretizar e a apoiar a promoção turística de uma das mais belas regiões do nosso país», conclui.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub