Festival Terras Sem Sombra leva música austríaca a Arraiolos

Atividades são também dedicadas ao património e à biodiversidade e decorrem nos dias 11 e 12 de Novembro

Diz-se de Arraiolos que «há uma terra a sul pousada na planície como um tapete bordado» e é precisamente a esta terra alentejana que o Festival Terras Sem Sombra (TSS) leva, nos dias 11 e 12 de Novembro, a música proveniente da Áustria, nas guitarras do Duo Hosp-Palier.

Esta será uma jornada que se completa, como habitual, com atividades dedicadas ao património e à biodiversidade, nomeadamente um encontro com os jogos tradicionais e um périplo nas margens da ribeira de Divor.

O fim de semana do TSS em Arraiolos conta com a parceria do município local, da Embaixada da Áustria, da Direção Regional de Cultura e da Misericórdia de Arraiolos.

Monumento pertencente à Santa Casa de Arraiolos, instituída desde 1524, a igreja da Misericórdia é um exemplar da arte da Contra-Reforma. Localizada no centro histórico da vila, o lugar será palco para o ensemble austríaco, o Duo Hosp-Palier, formado pelos guitarristas Melanie Hosp e Florian Palier, oriundos de Viena.

“O Dia e a Noite: Música Para Duas Guitarras” apresenta, na noite de 11 de Novembro, às 21h30, um alinhamento musical numa revisitação de peças entre os séculos XIX e XXI. Enrique Granados, Hugo González, Astor Piazzolla, Radamés Gnattali e o próprio Palier são alguns dos compositores que dão mote ao concerto.

Considerada «uma promissora artista no panorama da guitarra», Melanie Hosp nasceu em Ausserfern (Tirol). Do seu percurso académico salienta-se as aulas com Michael Andreas Haas e Stefan Hackl, no Conservatório de Innsbruck, e com Álvaro Pierri, na Universidade de Música e Artes Performativas de Viena. É professora na Escola de Música de Linz, atuou como solista em várias formações na Áustria e no estrangeiro, designadamente na China, Taiwan, Líbano e República Checa. Com o seu primeiro álbum a solo, Como el Agua, lançado em 2015, a intérprete move-se entre os mundos da música clássica, latino-americana e jazz e já triunfou em diversos concursos e prémios nacionais e internacionais.

 

 

O guitarrista e compositor, Florian Palier cresceu no seio de uma família de músicos. Estudou com o pai, Johann Palier e, mais tarde, com Marco Diaz Tamayo. Em 2015, formou-se, sob a orientação de Álvaro Pierri, na Universidade de Música e Artes Performativas de Viena. Ensina nesta instituição, no Conservatório Johann-Joseph-Fux (Graz) e na Universidade de Klagenfurt. Como compositor, intérprete e improvisador, enfatiza a inclusão de diferentes mundos musicais e entre as suas maiores influências, cabe referir Messiaen, Takemitsu e Holdsworth. Enquanto solista e músico de câmara, é convidado para concertos em todo o mundo.

Na sua ação dedicada ao Património o TSS reserva a tarde de 11 de Novembro, às 15h00, para reavivar um elemento da vida social, os jogos tradicionais, na sua componente de património imaterial.

A aldeia de Santana do Campo acolhe a atividade que tem como ponto de encontro a igreja local.

“Herança Comunitária: Jogos Tradicionais e Património Imaterial” é o título da ação orientada por José Manuel Pinto, conhecedor desta herança. Os participantes são convidados a participar num trabalho de vivências e memórias encetado pela Associação Unidos de Santana do Campo.

Esta será uma oportunidade para contactar de perto com o jogo da china, o jogo do chinquilho, o jogo da ferradura, o jogo do 31, o jogo das latas, o jogo do burro e o jogo do botão ou os famosos carrinhos de rolamentos.

Num fim de semana onde não faltam encontros com as memórias locais, a ação dedicada à Biodiversidade, intitulada “Entre Pedras e Pedrinhas: A Ribeira de Divor”, convida os participantes a conhecerem as margens deste trecho de água, fonte de vida e sustentáculo de milenares práticas agrícolas que marcaram a paisagem.

 

 

Com ponto de encontro em Arraiolos, no Jardim Público, a ação é dirigida por Gonçalo Elias (ornitólogo) e José Mira Potes (professor do Instituto Politécnico de Santarém).

A ribeira de Divor, pertencente à bacia hidrográfica do Tejo, nasce na freguesia de Igrejinha, concelho de Arraiolos, e desagua no rio Sorraia, concelho de Coruche. Possui uma barragem, que forma a albufeira de Divor, em território arraiolense. No entorno do curso de água, salienta-se a presença de sobreiros e azinheiras, também de freixos, carvalhos negrais e medronheiros.

A programação da 19ª temporada do Festival Terras sem Sombra conta com um novo fim de semana de atividades em Montemor-o-Novo (2 e 3 de Dezembro), seguido de Sines (16 de Dezembro).

Mais informações aqui. 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub