Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A criação de um passadiço a sul da linha férrea entre o Largo de São Francisco e o Centro Ciência Viva, com instalação de dois novos pontões «com o triplo da capacidade do atual», bem como a requalificação das vias que ligam o largo da Estação de Faro ao largo de São Francisco são duas das obras que a Câmara de Faro pretende realizar com o financiamento de cerca de 16 milhões de euros que garantiu junto da banca.

A lista das obras que serão feitas com esta verba, cuja contratação foi aprovada na Assembleia Municipal de 3 de Novembro, fica completa com a construção de uma nova rotunda na EN125, nas Pontes de Marchil, e com a Ecovia do Litoral, entre Faro e Olhão.

A obra mais onerosa, que terá um custo estimado de 8,5 milhões de euros, é a da “Extensão da infraestrutura portuária na Porta Nova”.

festas da cidade de olhao

Segundo explicou ao Sul Informação Rogério Bacalhau, presidente da Câmara  de Faro, esta obra consiste na construção de um passadiço sobre a Ria Formosa, paralelo à linha de comboio e a sul desta infraestrutura, «com duas passagens inferiores, uma no largo de São Francisco e outra na Porta Nova, no sítio da passagem de nível atual,  que vai ser desativada».

Mais do que uma zona pedonal, este passadiço servirá de acesso a dois novos ancoradouros «com o triplo da capacidade do que existe atualmente na Porta Nova», onde se faz o embarque e desembarque das carreiras fluviais para as ilhas.

«Isto permitirá, naturalmente, que haja mais horários, foi também esse o objetivo. Atualmente, há barcos que têm de ficar à espera para poder acostar», ilustrou.

 

Sul Informação
Rogério Bacalhau

 

Também na Baixa da cidade, avança a “Requalificação do Eixo Central da Baixa de Faro”, uma obra estimada em 3,3 milhões de euros.

«Estamos a falar da requalificação da avenida da República, desde o largo da Estação da CP, passando pelo Jardim Manuel Bívar, pela zona frente aos bombeiros [Cruz Lusa] e seguindo até ao largo de São Francisco», descreveu Rogério Bacalhau.

«Também iremos construir uma nova rotunda junto aos antigos Comandos, nas Pontes de Marchil, que fará a ligação à futura 3ª Circular, mas que também irá servir o Montenegro, dando mais uma alternativa de acesso a esta localidade», ilustrou o presidente da Câmara de Faro.

A construção da rotunda está orçada em 2,4 milhões de euros.

A quarta obra para a qual o município garantiu financiamento, neste caso de 2,2 milhões de euros, é a da ligação entre Faro e Olhão da Ecovia Litoral, «uma obra que tem alguma complexidade, por implicar a construção de vários pontões, uma vez que estamos em plena Ria Formosa».

Este investimento vai ligar ao que já foi feito em Olhão e garantir uma via ciclável e pedonal a sul da linha férrea e da EN125 entre as duas cidades.

O empréstimo foi contraído junto da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Algarve, que, entre as várias entidades bancárias consultadas, foi a que «apresentou a proposta mais vantajosa para o Município, com a taxa de juro indexada à média da Euribor a 12 meses, no mês anterior ao da prestação, acrescida de spread de 0,33 %».

«Através deste financiamento, o Município viabiliza a concretização de novos investimentos no concelho, uma vez que, apenas com recurso a capitais próprios, não dispõe de disponibilidade financeira para suportar os mesmos», ilustrou a Câmara de Faro.

Rogério Bacalhau revelou ao nosso jornal que a Câmara não vai deixar de procurar eventual cofinanciamento para as  diferentes obras, mas que preferiu garantir desde logo as verbas necessárias, «à semelhança do que fizemos com o Centro Cultural de Bordeira».

«Em breve, deverão começar a ser lançados avisos do Portugal 2030 e iremos candidatar-nos, sempre que for possível», assegurou.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



festas da cidade de olhao

Também poderá gostar

Voo Inaugural Nova Iorque Faro United Airlines 2025_HR (9)

Algarve tem de «saber aproveitar» o «enorme potencial» da rota aérea para Nova Iorque

CR_Fotos de Faro (Câmara Municipal

Faro vai reabilitar calçadas e pavimentos

Alguns dos responsáveis pela Rede Azul

Rede Azul apoia a criação artística do Algarve e a sua itinerância por toda a região