Espetáculo “Humor e Cante” comemora este Património da Humanidade em Serpa

Esta cerimónia integra-se na Festa do Cante

O Cineteatro Municipal de Serpa recebe, no dia 25 de Novembro, às 19h00, a cerimónia oficial comemorativa da inscrição do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Esta cerimónia integra-se na Festa do Cante, que decorre na vila alentejana e ainda em Lisboa.

Durante a cerimónia, subirá ao palco o espetáculo “Humor e Cante”, no âmbito do centenário do nascimento do cartoonista Sam, que se assinala em 2024, com a participação de grupos corais do concelho de Serpa, que irão interpretar modas humorísticas.

Participarão o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, o Grupo Coral Os Arraianos de Vila Verde de Ficalho, o Rancho Coral e Etnográfico Os Camponeses de Vale de Vargo, o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, o Rancho Coral Feminino Papoilas do Enxoé, o Grupo Coral Feminino Madrigal, o Grupo Coral Feminino Flores do Chança, o Grupo Coral Feminino As Ceifeiras de Pias e o Grupo Coral e Etnográfico da Academia Sénior de Serpa.

O espetáculo, produzido pelo Museu do Cante Alentejano/Município de Serpa, contará com transmissão em direto nas redes sociais do Município.

De 11 de novembro a 1 de dezembro, realiza-se a Festa do Cante, em Serpa e Lisboa, com o objetivo de comemorar a inscrição do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Esta grande festa destina-se igualmente a divulgar o Cante Alentejano ao mesmo tempo que promove a partilha, o convívio e a troca de experiências.

O programa inclui ainda:

 

Dia 24 de novembro, sexta-feira

:: Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento
A partir das 18h00, em A-do-Pinto
A partir das 18h30, em Vila Nova de São Bento

Pastelaria Aldenovense
Café Cruzeiro
Snac-bar Aldeannus
Snack-bar Tapas.come
Sociedade Renascença
Sede do Clube Atlético Aldenovense
Manuel Paixão
Sociedade 5 de Outubro
Café Monte da Velha
Café Central
Café Zig Zag
Café Campaniço
Café Toi Beirão
Café Reformados
Café Cabe Mais Um

 

Dia 26 de novembro, domingo

:: Rancho Coral e Etnográfico da Academia de Sénior de Serpa
A partir das 17h00, em Vales Mortos
Sociedade Recreativa de Vales Mortos

:: Grupo Coral Feminino As Ceifeiras de Pias
A partir das 20h00, em Pias
Restaurante Central Norte ***

Dia 11 de novembro, 15h30 – Casa do Alentejo, Lisboa
Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa
Apresentação integrada nas celebrações do Centenário da Casa do Alentejo

 

Dia 25 de novembro, 19h00 — Cineteatro Municipal, Serpa

Cerimónia Oficial da inscrição do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO: Espetáculo “Humor e Cante”.

O espetáculo da Cerimónia Oficial associa-se ao centenário do nascimento do cartoonista Sam, que se assinala em 2024. Participação de grupos do concelho de Serpa, com interpretação de modas humorísticas.

— Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa
— Grupo Coral Os Arraianos de Vila Verde de Ficalho
— Rancho Coral e Etnográfico Os Camponeses de Vale de Vargo
— Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento
— Rancho Coral Feminino Papoilas do Enxoé
— Grupo Coral Feminino Madrigal
— Grupo Coral Feminino Flores do Chança
— Grupo Coral Feminino As Ceifeiras de Pias
— Grupo Coral e Etnográfico da Academia Sénior de Serpa

 

Dia 1 de dezembro, 17h00 — Cineteatro Municipal, Serpa

Espetáculo “Cantexto”, do projeto Futurama

Cantexto é a fusão das palavras Cante e texto e propõe a colaboração ente grupos corais alentejanos e escritores contemporâneos portugueses. Em 2023, o projeto associa-se à Festa do Cante e apresenta um espetáculo no qual participam os seguintes autores e grupos corais:

— Grupo Coral Feminino As Rosinhas de Santa Clara de Louredo interpreta “Na boca, o coração”, com letra de Joana Bértholo e música de Celina da Piedade e de Ana Santos;
— Grupo Coral Feminino As Ceifeiras de Pias interpreta “Planura nua, vestida de voz”, com letra de Regina Guimarães e música de Celina da Piedade e Ana Santos;
— Rancho Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento interpreta “Sol que me alegra a vida”, com letra de Ondjaki e letra de Celina da Piedade e Ana Santos;
— Grupo Coral e Etnográfico Os Cardadores da Sete interpreta “Jardim de rosas”, com letra de Isabela Figueiredo e música de Paulo Ribeiro;
— Grupo Coral da Mina de São Domingos interpreta “Moda das flores nas lapelas”, com letra de Afonso Cruz e música de Celina da Piedade e Ana Santos;
— Grupo Coral da Vidigueira interpreta “A palavra foi passando”, com letra de Marta Pais de Oliveira e música de Celina da Piedade e Ana Santos.

(Programa sujeito a alterações)

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub