Câmaras do Alentejo e Algarve candidatam-se a 5 milhões para recuperar muralhas e castelos

Câmara de Elvas disse que a recuperação de muralhas e castelos é um dos principais objetivos a atingir através deste consórcio

Um consórcio composto por oito municípios do Alentejo e Algarve vai desenvolver uma candidatura a fundos europeus, no âmbito dos Investimentos Territoriais Integrados (ITI) – Redes Urbanas, com o tema “Fortalezas”, foi ontem divulgado.

O consórcio envolve as câmaras de Elvas, Portalegre, Campo Maior, Reguengos de Monsaraz, Mértola, Beja, Castro Marim e Alcoutim, bem como as regiões de turismo do Alentejo e Algarve.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Elvas explica que vai liderar o consórcio por ser “Cidade – Quartel Fronteiriça”, contando com as «maiores fortificações abaluartadas terrestres do mundo».

Fonte da Câmara de Elvas disse à Lusa que a recuperação de muralhas e castelos é um dos principais objetivos a atingir através deste consórcio, que pretende obter «cinco milhões de euros» para desenvolver a sua estratégia.

Citado no comunicado, o presidente do município, José Rondão Almeida, considera que este projeto que une câmaras dos distritos de Portalegre, Évora, Beja e Faro é uma “mais-valia” para a “promoção e valorização” do património daquelas regiões.

No documento é mencionado que as entidades envolvidas no consórcio já se reuniram, tendo abordado temas como a rede de parceiros e o envolvimento dos mesmos no projeto, o âmbito e tipologias temáticas a abordar na estratégia e a tipologia de investimentos prioritários a considerar.

«Foi ainda delineado o cronograma dos próximos passos, para que a 30 de novembro seja feita a submissão da candidatura, cabendo a cada município delinear os projetos a candidatar e as intervenções a realizar, numa lógica de complementaridade e concordância do objeto da candidatura, assente nas fortalezas», lê-se no documento.

 



Comentários

pub