DRCAlentejo e colecionador António Cachola apresentam Pedro Calapez em Évora

Peça mantém-se patente ao público até 20 de Dezembro

A Direção Regional de Cultura do Alentejo e o colecionador António Cachola apresentam a obra “Clausura”, de Pedro Calapez, que integra a Coleção António Cachola, dia 9 de Novembro, às 17h30, na Igreja do Salvador, em Évora.

A iniciativa tem o apoio do Cabido da Sé de Évora, da Câmara Municipal de Elvas e do Museu de Arte Contemporânea de Elvas – Coleção António Cachola.

A sessão de apresentação da obra contará com a participação do Coral Évora.

Clausura (2021) é “um especial dispositivo, uma máquina radical, de visão”, disse João Pinharanda.

“A peça é uma estrutura quadrangular virada para um espaço interior, que sustém um conjunto de quatro telas e dois espelhos. Cada um dos quatro pontos de observação oferece-nos uma visão diferente do conjunto. As pinturas tornam-se assim decorações murais de uma câmara secreta”, acrescentou o crítico e curador.

“Clausura, fecha-se, mas também se (entre) abre (ou vice-versa?) e somos nós os destinatários das dificuldades de percepção que Calapez cria como um jogo, um desafio”.

A peça, que já tinha sido apresentada durante o Festival Internacional de Música de Marvão, ficará patente ao público na Igreja do Salvador, até dia 20 de Dezembro.

 



Comentários

pub