Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

Associações e empresas ligadas à escalada regionais e nacionais recolheram 500 quilos de lixo numa falésia de Sagres, no sábado, dia 4.

Esta foi a primeira ação de limpeza na zona costeira de Sagres co-organizada pela Vertical – Núcleo de Escalada da ADR, Associação de Montanhismo e Escalada do Algarve, Clube de Escalada Vertigo, SAFE e Yupik Outdoor.

«Com a área de intervenção focada na falésia próxima do Forte do Beliche, zona de pesqueiros e acesso a alguns setores de escalada, um grupo voluntário de 35 pessoas, com idades a partir dos 3 anos, encheu 39 sacos de vidro e 55 de plástico e indiferenciado, contabilizando um total de 380 kg de vidro e 120 kg de plástico e lixo indiferenciado», segundo os promotores da ação.

Banner lateral albufeira

Estes números «revelam que este tipo de ações são imperativas para a consciencialização ambiental coletiva e reveladoras da forma como o lixo é descartado em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), servindo de alerta para a necessidade urgente de reverter estas atitudes».

«A escalada, sendo um desporto de natureza, fomenta, através dos seus praticantes e entidades promotoras, uma consciência orgânica para a preservação da natureza, o que leva a que esta seja uma atividade desportiva que faz cumprir o princípio do desenvolvimento sustentável presente no artigo 10.º da Carta Europeia do Desporto, que refere que se deve apoiar e estimular as organizações desportivas nos seus esforços que visam a conservação da natureza e do meio ambiente», acrescentam.

Desta forma, a organização e os participantes desta ação de limpeza «esperam que a escalada possa deixar de ser uma atividade constrangida dentro do PNSACV e seja regulamentada e apoiada de forma justa e equilibrada, tal como acontece noutros parques naturais, como é exemplo o Parque Natural da Arrábida, o Parque Natural da Serra da Estrela e mesmo o Parque Nacional Peneda-Gerês».

A ação contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Bispo, na cedência dos contentores para deposito do lixo, e da Algar, através da disponibilização dos sacos e recolha seletiva do lixo apanhado.

 

 



recrutamento zoomarine 2025
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

Marinha coordena resgate a noroeste de Sagres

Jovem filipino com sintomas de apendicite resgatado de navio ao largo de Sagres

buscas por praticante de parapente desaparecido em Vila do Bispo copy

Encontrado corpo na praia da Figueira, pode ser praticante de parapente desaparecido

Autoridade maritima_bc-4

Retomadas buscas por praticante de parapente desaparecido em Vila do Bispo