“Campeão do Património” Cláudio Torres homenageado hoje em Mértola

No âmbito dos Prémios do Património Europeu/Prémios Europa Nostra 2023

Cláudio Torres – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A cerimónia do descerrar da placa comemorativa que assinala a distinção de Cláudio Torres no âmbito dos Prémios do Património Europeu/Prémios Europa Nostra 2023 vai ter lugar este sábado, dia 11 de Novembro, em Mértola.

A distinção foi atribuída ao arqueólogo Cláudio Torres pela Comissão Europeia e pela Europa Nostra, na categoria “Campeões do Património”, pelo seu notável empenho na promoção da valorização e conservação do património islâmico em Portugal, ao longo de mais de 45 anos.

A candidatura, apresentada pela Universidade de Évora, destacou a sua investigação em Mértola e o seu papel como motor de desenvolvimento desta vila, atraindo milhares de visitantes todos os anos.

«Este projeto, marcadamente político, alicerçado no património e na valorização das pessoas deu lugar a um forte dinamismo da economia e do turismo», salienta o Campo Arqueológico de Mértola.

O prémio foi entregue em Veneza no passado mês de Setembro, mas agora é que se procederá ao descerramento da placa comemorativa que assinala a distinção.

Esta celebração terá lugar no Auditório do Parque Natural do Vale do Guadiana, em Mértola, seguida de uma mesa-redonda com o tema “Cláudio Torres e Mértola. Investigação, património, desenvolvimento local e futuro”, organizada pela Câmara Municipal de Mértola e pelo Campo Arqueológico de Mértola.

 

PROGRAMA

15h00 – Sessão de abertura
Mário Tomé. Presidente da Câmara Municipal de Mértola
Hermínia Vilar. Reitora da Universidade de Évora
Pedro Adão e Silva. Ministro da Cultura

15h15 – “Cláudio Torres – Da arqueologia ao desenvolvimento Local”
Prémio Europa Nostra na categoria Campeão do Património
(Apresentações de Francisco Motta Veiga, Ana Paula Amendoeira e Susana Gómez Martinez)
Descerrar da placa comemorativa com a representante de Europa Nostra em Portugal, Maria Calado, presidente do Centro Nacional de Cultura.

15h30 – Mesa-Redonda “Cláudio Torres e Mértola. Investigação, património, desenvolvimento local e futuro”
Conceição Lopes. Universidade de Coimbra/CEAACP
João Guerreiro. Presidente A3ES
Santiago Macias. Diretor do Panteão Nacional e Campo Arqueológico de Mértola
Dália Paulo. Diretora Municipal da Câmara Municipal de Loulé
João Madeira. Presidente da Cooperativa Agrícola do Guadiana

17h30 – Chá de honra na Casa de Chá/Hammam

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub