Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

A Câmara de Ourique vai contar com um orçamento de pouco mais de 18,4 milhões de euros em 2024, superior em cerca de 1,4 milhões ao do corrente ano de 2023.

O município alentejano explica que o orçamento do próximo ano tem por base “cinco objetivos estratégicos” para ter um concelho mais bem “equipado, capacitado e descentralizado e que promove o desenvolvimento económico e social”.

“Este orçamento segue a linha que tem vindo a ser desenvolvida até aqui, ou seja, de prosseguir a boa gestão das contas da Câmara Municipal e de reforçar aquilo que é o investimento municipal”, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Marcelo Guerreiro (PS).

lagos eventos

A proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara de Ourique para 2024 foi aprovada, no final de Outubro, em reunião do executivo, com os votos favoráveis dos três eleitos do PS e contra dos dois vereadores do PSD.

O documento terá ainda de passar na Assembleia Municipal, prevista para o mês de Dezembro e onde os socialistas têm maioria.

Segundo Marcelo Guerreiro, no orçamento da Câmara de Ourique para 2024 destaca-se, em matéria de investimento, a construção do novo centro empresarial, avaliada em 2,5 milhões de euros e “cujo plano de pormenor continua a avançar”.

A habitação será outra das áreas prioritárias para a autarquia no próximo ano, estando prevista “a requalificação e adaptação de dois edifícios propriedade do município na rua Sacadura Cabral, a requalificação do bairro social e o desenvolvimento de uma nova organização em Ourique”.

“São projetos que se enquadram na nossa Estratégia Local de Habitação e que constam neste orçamento”, frisou.

A par disso, continuou Marcelo Guerreiro, a autarquia vai prosseguir “as políticas desenvolvidas nas áreas da educação e da ação social, além de prever um investimento muito significativo na qualificação da rede viária do concelho”.

Em relação aos impostos municipais para 2024, a Câmara de Ourique já tinha aprovado, em Setembro, a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que vai passar de uma taxa 0,32% para 0,30%.

Já a taxa de Derrama vai manter-se nos 1% sobre os lucros tributáveis das empresas acima de 150 mil euros, enquanto a taxa variável do município no Imposto sobre os Rendimentos de Pessoas Singulares (IRS) continuará a ser de 2,5%.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



lagos eventos

Também poderá gostar

Sul Informação - Distrito de Beja deixa de ter concelhos em risco muito elevado

Campeonato do Mundo de Pesca Freestyle Method já decorre em Alvito

Trânsito cortado geral

Condutor de camião morre em despiste no IC1 no concelho de Ourique

Sul Informação - IPBeja: terminam amanhã candidaturas à pós-graduação em sustentabilidade e inovação em frutos secos

IPBeja abre candidaturas para concursos especiais de ingresso em licenciaturas