Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

A Câmara de Mértola tem a decorrer um projeto de recuperação da lebre ibérica e do coelho bravo no concelho, onde as populações de ambas as espécies estão a diminuir «drasticamente» devido a doenças.

O Projeto de Recuperação de Lebre Ibérica e Coelho Bravo (PRLIC) representa um investimento de 80 mil euros e será desenvolvido em quatro fases, ao longo de três anos, revelou hoje à agência Lusa o presidente da autarquia alentejana Mário Tomé.

«É mais uma medida de investimento para a preservação da caça e da biodiversidade do território», justificou.

são brás de alportel

Na origem do projeto está o aumento de casos de doença hemorrágica viral e de mixomatose entre as populações de lebre ibérica e coelho bravo existentes no concelho, causando elevadas taxas de mortalidade nas duas espécies.

Por isso, o autarca espera que este «seja um projeto de sucesso e que consiga combater a diminuição de espécimes sentida ao longo dos últimos anos».

Segundo Mário Tomé, o concelho «tem uma marca importante a defender, a Capital Nacional da Caça», e para «continuar a assumir e agregar a Mértola esta marca é necessário sustentabilidade».

A primeira fase do PRLIC, já concretizada, visou a criação de condições físicas em quatro parques que se situam na Zona de Caça Municipal.

Depois, em 18 de Outubro, foram colocados dentro dos parques animais de ambas as espécies que, na terceira fase, a implementar já em 2024, irão repovoar a Zona de Caça Municipal.

Por fim, a quarta fase do PRLIC assenta em «replicar este mesmo modelo nas outras zonas de caça do concelho de Mértola que sintam a necessidade de aumentar os seus efetivos de coelho bravo e lebre ibérica».

«No final deste projeto, e tendo a recuperação da coelho e da lebre sido um sucesso, como esperamos, o que se pretende é implementar um projeto semelhante para a perdiz-vermelha», concluiu Mário Tomé.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



lagos eventos
faceco

Também poderá gostar

Sul Informação - Câmara de Grândola diz que vai analisar proposta do Belenenses SAD de se mudar para o Alentejo

Câmara de Grândola reitera urgente criação de novas praias naquela faixa costeira

Sul Informação - Homem morre em atropelamento ferroviário em Faro

Deputado do PS por Beja questiona Governo sobre «degradação» do transporte ferroviário

Sul Informação - Administração dos Portos quer construir 50 casas para aliviar problema da habitação em Sines

Administração dos Portos quer construir 50 casas para aliviar problema da habitação em Sines