Viola de arame e os que a tocam marcam encontro em S. Martinho das Amoreiras

Nos dias 4 e 5 de Novembro

Violas de arame e tocadores de viola campaniça vão juntar-se em São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, numa iniciativa organizada pelo Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, que terão lugar a 4 e 5 de Novembro, que visam «valorizar e preservar a viola de arame portuguesa».

O IX Encontro de Violas de Arame e VI Encontro de Tocadores de Viola Campaniça, vai contar com a participação de tocadores e violas de todo o continente e do Brasil.

Momentos musicais, oficinas e debates vão estar em destaque ao longo dos dois dias. As atividades decorrem entre a Casa do Povo, Taberna do Lagar e Salão de Festas em São Martinho das Amoreiras.

No primeiro dia deste evento, dia 4 de novembro, às 15h00, decorrerá uma mesa redonda dedicada a violas de arame e tocadores, com a participação dos músicos Pedro Mestre, Carlos Loução, José Bento, David Pereira, José Barros, Ricardo Fonseca, Fernando Deghi, Eduardo Costa e Hélio Monteiro.

A partir das 16h00, serão realizadas Oficinas de Viola (Campaniça, Beiroa, Braguesa, Caipira e Amarantina), seguindo-se uma Oficina de Canto, com Ana Tomás.

Para completar o programa de sábado, haverá o espetáculo com Cante de Despique e Baldão, a atuação do Grupo do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso e das Violas Encantadas, agendado para as 21h00.

No dia 5 de Novembro, às 14h30, decorre nova Mesa Redonda, desta feita alusiva à viola campaniça, com a participação de investigadores convidados, nomeadamente Manuel Morais (Musicólogo e Professor Associado Jubilado da Universidade de Évora), Domingos Morais (Professor/Etnomusicólogo do IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa) e Carlos Balbino (Doutorando em Etnomusicologia).

Segue-se uma roda e tocadores de viola campaniça. O Encontro encerra às 17h30, com um concerto com Cante de Despique e Baldão, Viola Amarantina, Campaniça Trio e Ao Canto da Beira.

Durante os dois dias estará patente uma exposição de cordofones, na qual poderá conhecer um pouco melhor a Viola Campaniça.

Na organização deste evento, o Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso conta com o apoio do Município de Odemira, Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, ADA – Associação de Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, A Terra – Associação de São Martinho e Direção Regional da Cultura do Alentejo.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub