Universidade de Évora recebe prémio de Saúde Mental

Projeto “MAIS – UÉ: Mente Ativa e Inteligência Socioemocional no Ensino Superior” foi um dos distinguidos pela FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior

O projeto “MAIS – UÉ: Mente Ativa e Inteligência Socioemocional no Ensino Superior” é um dos vencedores da segunda edição do Prémio FLAD (Fundação Luso-Americana) /OPP – Saúde Mental no Ensino Superior.

O Programa FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior resulta de uma parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e patrocínio da Presidência da República, tendo como objetivo «contribuir para uma menor prevalência de problemas de Saúde Mental entre os estudantes universitários».

No caso da Universidade de Évora, o projeto tem como objetivo principal a promoção do bem-estar psicológico, da saúde mental e da resiliência dos estudantes desta instituição, através da educação inter-pares, para a literacia em saúde psicológica e da promoção e disseminação de estratégias de regulação emocional.

O projeto da Universidade de Évora contempla assim atividades como “Tertúlias Fala Connosco”, “Podcasts Escuta Connosco”, “Ponto D`Apoio – Mentoria por pares”, “Intervenção em Grupo” como é exemplo o Coaching Académico “Isto são os nervos” e “Bula da intimidade”.

Além disso, haverá o “Movimental”, que aposta em várias atividades abertas à comunidade estudantil para que promovam a adoção de um estilo de vida mais saudável (com caminhadas, corridas, sessões de relaxamento, passeios de bicicleta, workshops de nutrição e alimentação, regulação do sono, rastreios) ou ainda a ação regular-te, que funciona em parceria com a Escola de Artes para desenvolver oficinas de expressão artística (plástica, musical e teatral) abertas à comunidade estudantil.

O projeto da UÉ conta com parceiros como o Núcleo de estudantes, Liga de estudantes africanos e núcleos das Residências Universitárias, ARS Alentejo, PSP, SEF, Fundação Eugénio de Almeida, IPDJ, Câmara Municipal de Évora, MetAlentejo, entre outras.

A FLAD irá financiar em 105 mil euros os projetos selecionados: UÉ, Universidade da Maia, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto e do Instituto Piaget de Almada.

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento é uma fundação privada portuguesa que tem como missão «promover o desenvolvimento de Portugal através da cooperação bilateral com os Estados Unidos da América, constituindo-se como uma ponte entre os dois países, um recurso de excelência junto dos que procuram e oferecem oportunidades nos EUA, em quatro grandes áreas – Ciência e Tecnologia, Educação, Arte e Cultura e Relações Transatlânticas».

A FLAD tem desenvolvido, desde 2020, um conjunto de iniciativas focadas na Saúde Mental, incluindo o maior prémio para investigação clínica e diversas iniciativas que pretendem sensibilizar e contribuir para informar a sociedade portuguesa sobre estes temas.

A OPP é uma associação pública profissional que representa e regulamenta a prática dos profissionais de Psicologia que exercem a profissão de Psicólogo em Portugal.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub