S. Martinho das Amoreiras festeja a viola campaniça

Segundo a organização, «pretende-se que esta seja uma ação importante de resgate e dignificação da cultura regional»

O IX Encontro de Violas de Arame e o VI Encontro de Tocadores de Viola Campaniça realizam-se nos dias 4 e 5 de Novembro, em S. Martinho das Amoreiras, concelho de Odemira.

Segundo a organização, «pretende-se que esta seja uma ação importante de resgate e dignificação da cultura regional, destinada a todos os músicos, etnógrafos e curiosos que manifestem interesse pela música tradicional».

O encontro contará com a presença da Viola Campaniça (Alentejo), Viola Braguesa (Minho), Viola Beiroa (Beira Baixa), Viola Amarantina (Amarante) e Viola Caipira (Brasil), dedilhadas por Pedro Mestre, Carlos Loução, José Bento, David Pereira, José Barros, Ricardo Fonseca, Fernando Deghi, Eduardo Costa e Hélio Monteiro.

A espontaneidade como estas violas “dialogam” permite perceber a sua origem popular comum e as diferenças que lhe foram sendo introduzidas pelas comunidades que as utilizam. Dos bailes de roda às festas religiosas, passando pelos despiques, as violas de cordas de arame são o instrumento popular tradicional de eleição.

As conversas à mesa redonda vão estar em destaque durante os dois dias do evento, protagonizadas pelos músicos/tocadores intervenientes, bem como por alguns convidados, nomeadamente Manuel Morais (musicólogo/professor associado jubilado da Universidade de Évora), Domingos Morais (professor/Etnomusicólogo do IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa) e Carlos Balbino (doutorado em Etnomusicologia).

No dia 4 de Novembro (sábado), serão dinamizadas oficinas de viola, por cada um dos músicos convidados, onde se irá falar da história e importância de cada viola e técnicas de execução, permitindo a partilha de conhecimento e experiências.

Vai também realizar-se uma oficina de canto, dinamizada por Ana Tomás.

Neste dia haverá um concerto protagonizado por: Cantadores de Cante de Despique e Baldão, Grupo do CVVCCI Viola Campaniça e Violas Encantadas, às 21h00, no Salão de Festas de São Martinho das Amoreiras.

O Encontro de Violas de Arame terminará no dia 5 (domingo) com uma Roda de Tocadores de Viola Campaniça e um concerto protagonizado por: Cantadores de Cante de Despique e Baldão, Viola Amarantina, Campaniça Trio e Ao Canto da Beira, às 17h30, no Salão de Festas de São Martinho das Amoreiras.

Durante o evento estará patente na Casa do Povo de S. Martinho das Amoreiras, uma exposição de cordofones de mão portugueses que integram o acervo de instrumentos tradicionais de Pedro Mestre e de outros construtores do panorama nacional.

Para inscrição nas oficinas e informações adicionais, basta contactar Pedro Mestre (969 415 729) ou o e-mail [email protected]

A iniciativa é organizada pelo Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, em parceria com a Câmara Municipal de Odemira, Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, ADA – Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras – Gare e Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub