Rota dos Museus de Santiago do Cacém venceu Prémio “Mais Património”

A Rota dos Museus de Santiago do Cacém tem vindo a destacar-se pela sua dedicação à preservação e promoção do património histórico e cultural da região

A Rota dos Museus de Santiago do Cacém venceu o prémio da categoria “Mais Património” na XXI Gala dos Prémios Alentejo, que se realizou, dia 14 de outubro, no Teatro Pax Julia, em Beja.

O presidente da Câmara Álvaro Beijinha manifestou a sua “imensa satisfação” por esta distinção e agradeceu ao público que votou na Rota. “Sentimos que é o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver há vários anos.”

 

 

Foi em 2016 que começou a ser definida a criação da Rota dos Museus, “com o objetivo agregar os equipamentos museológicos existente do Concelho, que guardam um património histórico bastante relevante.” A rede de museus criada pela Câmara Municipal integra o Museu Municipal de Santiago do Cacém, o Moinho da Quintinha, as Ruínas Romanas de Miróbriga, o Museu Rural de Abela, o Museu de Arqueologia de Alvalade e o Museu da Farinha de São Domingos.

A Rota dos Museus “insere-se, também, numa estratégia turística e este prémio vai dar visibilidade ao nosso território a atrair mais visitantes,” salientou Álvaro Beijinha. Acrescentado que “é reconhecido o aumento significativo da vertente do turismo no nosso Concelho, com cada vez mais turistas e novas unidades de alojamento a abrirem portas.”

 

 

Presente na cerimónia, a vereadora Mónica Pires de Aguiar, acompanhada pelo chefe de divisão da Divisão de Cultura e Desporto, Jorge Justo, subiu ao palco para receber, em nome do Município, este prémio, manifestando a sua alegria por esta conquista e agradecendo a todos aqueles que votaram na candidatura da Rota dos Museus.

A iniciativa tem como parceiros a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia de Abela, Alvalade, União das Freguesias de S. Domingos e Vale de Água, e União das Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, JMV – Turismo Cultural Lda., Museu da Farinha, Diocese de Beja, Direção Regional de Cultura do Alentejo e Turismo do Alentejo ERT.

A Rota dos Museus de Santiago do Cacém tem vindo a destacar-se pela sua dedicação à preservação e promoção do património histórico e cultural da região. O prémio é um testemunho do seu compromisso em preservar a riqueza do Alentejo, incluindo o seu legado histórico, edificado e cultural.

A categoria “Mais Património”, nos Prémios Alentejo, reconhece aqueles que contribuem significativamente para a salvaguarda do património da região, tornando-o acessível ao público e preservando-o para as gerações futuras.

Este prémio é também um tributo ao trabalho incansável das equipas envolvidas na gestão e curadoria dos museus que compõem a Rota dos Museus de Santiago do Cacém, bem como aos esforços das comunidades locais em preservar o seu património.

 

 



Comentários

pub