Josep Garcia conquista título de Campeão do Mundo de Enduro em Santiago do Cacém

Os pilotos deram o seu melhor nas exigentes especiais de Santiago do Cacém/Santo André

Josep Garcia (Red Bull KTM Factory Racing) tornou-se Campeão Mundial de Enduro, ao vencer a classificação geral da categoria EnduroGP, no primeiro dia da sétima e última ronda do Campeonato do Mundo de EnduroGP 2023, Terra única- GP de Portugal, que se disputou em Santiago do Cacém.

No primeiro dia, os pilotos deram o seu melhor nas exigentes especiais de Santiago do Cacém/Santo André, tendo três deles já sido consagrados campeões do Mundo nas suas categorias. Campeão do Mundo EnduroGP só será conhecido no último dia.

Invicta desde o primeiro dia em que correu este ano, Jane Daniels (Fantic JET Racing) conquistou o Magnorange FIM Campeonato Mundial de Enduro Feminino. Kevin Cristino (Fantic Factory Racing) juntou-se à festa, ao garantir o título mundial de Enduro Youth.

No final da primeira volta, Garcia contava com uma vantagem de dois segundos sobre Andrea Verona (GasGas) e tinham ambos mais de 14 segundos de vantagem sobre McCanney que estava em terceiro. McCanney, que estava a ter uma das suas melhores corridas da temporada, tinha uma vantagem de menos de sete segundos de Watson, MacDonald e Holcombe.

 

 

No final da segunda volta, Garcia ampliou sua vantagem sobre Verona para 10 segundos, enquanto Holcombe avançou para o terceiro lugar. A terceira e última volta viria a ser decisiva.

Holcombe venceu tanto o Polisport Extreme Test quanto o JUST1 Enduro Test, Garcia liderou o último ACERBIS Cross Test e o CrossPro Enduro Test, acabando por vencer o dia. Verona fez uma gestão muito eficaz da corrida e geriu muito bem a diferença para Holcombe, mantendo o segundo lugar. A luta pelo título do EnduroGP vai continuar no último dia.

Com sua vitória no EnduroGP, Garcia conquistou o pódio do Enduro1 e, com isso, assegurou o título mundial do Enduro1 com um dia de antecedência. McCanney ficou em segundo, e Pichon completou o pódio.

A vitória no Enduro2 foi conquistada por Verona, que terminou 15 segundos à frente de Holcombe. A vitória de Verona adiou para o último dia a decisão da conquista do título.

Brad Freeman (Beta Factory racing) obteve uma vitória crucial no Enduro3 ao fazer menos cinco segundos que Mikael Persson (Husqvarna), aumentando a sua vantagem no campeonato para 12 pontos.

 

 

No GALFER FIM Campeonato do Mundo de Enduro Júnior, Albin Norrbin (Fantic Factory Racing), conquistou a vitória e reduziu a diferença para o líder de pontos Jed Etchells (Fantic) para sete pontos, antes do último dia de corridas.

No último dia de corridas da temporada de 2023, que promete ser de emoções fortes, a cerimónia de consagração dos vencedores do Campeonato do Mundo EnduroGP ocorrerá às 20h00 no Parque Verde da Quinta do Chafariz, em Santiago do Cacém.

Josep Garcia (KTM) comentou que “depois de um grande ano, é incrível sair com o título de Enduro1. Houve muitos altos e baixos, mas nunca desisti. Estou feliz pela minha equipa e por todos os que me apoiaram para conquistar esta vitória”.

Por seu lado, Kevin Cristino (Fantic) salientou que “é incrível vencer o título. Venho trabalhando para esse objetivo há três anos e agora consegui. Obrigado à minha equipa por me ajudar a alcançar este momento!”

Jane Daniels (Fantic) manifestou-se “muito feliz por conquistar o título. Não foi um dia fácil. O calor afetou-me realmente e foi difícil. Vencer o título com sete vitórias em sete etapas é incrível. Seria maravilhoso acabar o meu ano com uma temporada perfeita, por isso vou dar o meu melhor”.

 

 



Comentários

pub