Festival das Marias destaca «criação no feminino» no Alentejo

Iniciativa é promovida pela Companhia Alentejana de Dança Contemporânea (CADAC) de Beja

Quatro localidades do Alentejo recebem, a partir desta quarta-feira, 4 de Outubro, a 4ª edição do Festival das Marias, iniciativa que até final deste mês pretende destacar a «criação no feminino» e potenciar o «empoderamento» das mulheres.

O 4.º Festival das Marias, promovido pela Companhia Alentejana de Dança Contemporânea (CADAC), de Beja, vai passar por esta cidade e pelas localidades de Aljustrel, Mértola e Santiago do Cacém, com espetáculos de dança, teatro e música.

«Este festival enfatiza a criação pluridisciplinar no feminino […], dando assim visibilidade ao papel das mulheres na criação artística em tantas geografias diferentes», explicou a CADAC, em comunicado enviado à agência Lusa.

A companhia alentejana referiu ainda que o evento, que tem a parceria da companhia Lêndias d’Encantar e da agência Belic – Arte e Cultura, «potencia, simultaneamente, o empoderamento do feminino a nível local, através de oficinas e tertúlias, onde se trabalharão temas como os feminismos e as questões de igualdade de género».

A quarta edição do Festival das Marias arranca hoje no restaurante Vovó Joaquina, em Beja, às 18h00, com o lançamento do jornal Coreia #9, uma publicação dedicada às artes no geral e à dança em particular, e a performance “Claralinda, Juliana, Inês, Irene, Isabel”, com Luísa Saraiva.

O primeiro dia de festival inclui ainda o espetáculo musical “Poemas à Boca Fechada”, com as compositoras cubanas Lindiana Murphy e Rosa Garcia, que é dedicado a José Saramago.

A música é um dos destaques na programação do Festival das Marias, que vai levar até ao teatro municipal Pax Julia, em Beja, entre outras, Maria Cristina Plata (dia 18, 21h30) e Carolina Deslandes, acompanhada por Bárbara Tinoco (dia 21, 21h30).

O evento conta ainda com a apresentação, no Pax Julia, das peças de teatro “Noves fora grades dentro”, pelo Teatro Estúdio Fontenova (dia 17, 18h00), e “Ancestras”, pela companhia Calatea (dia 20, 21h30), além da peça de dança “Saudade”, pela CADAC e FAC (dia 19, 21h30).

Oficinas de leitura e de canto, sessões de cinema conversas com escritoras e um jantar com poesia erótica são outros dos destaques na programação do Festival das Marias em Beja.

O festival vai também passar pelo Cine Oriental, em Aljustrel, com o espetáculo de dança “Saudade” no dia 14 (21h30), um concerto das Moçoilas (dia 20, 21h30) e a peça de teatro “Retrato de mujer con arpa”, pela companhia Lucy La Nuit (dia 27, 21h30).

Em Mértola, no cine Marques Duque, haverá música com Tais Reganelli a 28 de Outubro, às 21h30.

Finalmente, o auditório municipal de Santiago do Cacém receberá a peça de teatro “Dia-a-dia”, de Ana Jezebel (dia 15, 16h00), e a atuação de Tais Reganelli (dia 21, 21h30).

O 4.º Festival das Marias vai terminar, a 28 de Outubro, em Beja, com uma festa a partir das 23:00, no espaço Divo’s Institute, com a ‘rapper’ Tokju Fokju.

 



Comentários

pub