Centro Português de Serigrafia leva obras de 72 artistas a Aljustrel

Exposição estará patente até 11 de Novembro

A exposição “Desafiando o Olhar – Edições do Centro Português de Serigrafia”, que junta 92 obras, de 72 artistas, de 21 nacionalidades, vai ser inaugurada nas Oficinas de Formação e Animação Cultural de Aljustrel no dia 13 de Outubro, às 18h00.

Na exposição podem ser apreciadas obras de artistas consagrados como Graça Morais, José de Guimarães, Júlio Pomar, Cruzeiro Seixas, Mário Cesariny, Noronha da Costa, Ana Vidigal, Leonel Moura, Sofia Areal, Graça Pereira Coutinho e de artistas em ascensão como Jorge Barrote, Filipe Romão, Alice Geirinhas, entre muitos outros.

Fundado em 1985, o Centro Português de Serigrafia (CPS) é uma entidade de cariz cultural que tem como missão facilitar o acesso a obras de arte de grande valor, editando, promovendo e divulgando a Obra Gráfica Original de artistas contemporâneos, portugueses e estrangeiros.

«O CPS segue um modelo editorial eclético e formativo, dos grandes mestres portugueses aos jovens artistas emergentes, materializado numa coleção ímpar de mais de 3600 obras, sendo hoje reconhecido internacionalmente como um dos mais conceituados editores de obras de arte», segundo a Câmara de Aljustrel, que vê nesta iniciativa uma forma de «descentralizar e democratizar o acesso à cultura».

Segundo Maria João Fernandes, crítica de Arte (AICA – Associação Internacional de Críticos de Arte) e poeta, com esta mostra, o Centro Português de Serigrafia «permite-nos uma vez mais um olhar abrangente sobre o elenco das suas edições, espécie de “museu vivo” e itinerante, que afirma o papel da obra gráfica no mundo atual, em expressões emblemáticas da arte contemporânea, como a Abstração, o Surrealismo, as Novas Figurações ou a Neo Pop-Arte, reveladoras de um imaginário intemporal, que fazem dela um veículo privilegiado de comunicação».

Esta exposição vai estar patente nas Oficinas de Formação e Animação Cultural até ao dia 11 de Novembro e podem também ser agendadas visitas guiadas, sempre à quarta-feira e mediante marcação prévia.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub