Castro Verde: GNR apreende 800 quilos de azeitona furtada e detém quatro suspeitos

Os suspeitos, com idades entre os 22 e os 60 anos, foram detidos e constituídos arguidos

Três homens e uma mulher foram detidos pela GNR em flagrante quando furtavam azeitona, tendo sido também apreendido cerca de 800 quilos daquele produto, no concelho de Castro Verde.

Em comunicado divulgado hoje, a GNR disse que a ação foi desenvolvida na quinta-feira através do Posto Territorial de Castro Verde, do Comando Territorial de Beja da Guarda.

Os suspeitos, com idades entre os 22 e os 60 anos, foram detidos e constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Almodôvar, pode ler-se no comunicado.

Segundo a GNR, no decorrer de uma ação de patrulhamento realizada no âmbito da operação “Campo Seguro 2023”, os militares da Guarda surpreenderam os três suspeitos quando estavam a furtar azeitona de um olival em Castro Verde.

«No seguimento da ação, foi possível apreender 23 sacos, totalizando cerca de 800 quilos de azeitona, os quais foram apreendidos e restituídos ao legítimo proprietário», disse a força de segurança.

Só esta semana, o Comando Territorial de Beja da GNR comunicou já a apreensão de perto de 1,1 toneladas de azeitona furtada naquele distrito alentejano.

Na sexta-feira divulgou a apreensão de 300 quilos daquele produto e a detenção de seis pessoas, em duas ações distintas, nos concelhos de Aljustrel e Vidigueira.

Nestas operações, os militares da Guarda apreenderam ainda diverso material relacionado com a colheita e recolha da azeitona no solo.

A GNR lembrou que a colheita ou apanha de azeitona, ainda que esteja caída no chão, sem o consentimento do proprietário do olival poderá configurar crime contra o património.

A Guarda tem em curso a operação “Campo Seguro 2023”, com ações de patrulhamento, sensibilização e fiscalização, com o propósito de evitar crimes de furto em propriedades agrícolas, e de reforçar o policiamento para dissuadir e reprimir a prática de furtos nos campos agrícolas.

 



Comentários

pub