40 jovens do Alentejo, Algarve e Andaluzia discutem o futuro da democracia europeia

Eleições Europeias são tema central do encontro transfronteiriço

A segunda edição das Jornadas de juventude AAA, um encontro de jovens da Euroregião AAA (Alentejo, Algarve, Andaluzia), que conta com a participação de eleitos locais e empresários, vai decorrer na cidade alentejana de Vila Viçosa, entre 27 e 28 de Outubro.

Em debate vai estar o tema “Eleições Europeias: participação, valores e democracia”.

O objetivo desta iniciativa é promover – no contexto transfronteiriço – o debate centrado em dois dos compromissos europeus: proteger o modo de vida europeu e dar um novo impulso para a democracia europeia.

Organizado pelos centros Europe Direct do Alentejo Central e Litoral, Algarve e Huelva (Espanha), em parceria com o Conselho Andaluz do Movimento Europeu (promotor da iniciativa) e o município de Vila Viçosa, o encontro conta com a participação da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, e Filipa Santos Lopes, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, no encerramento do evento.

«Com esta iniciativa pretendemos promover a cidadania ativa junto dos jovens e reforçar a participação da sociedade civil na promoção de uma Europa coesa assente nos princípios da democracia que estiveram na sua génese.» refere Alexandra Correia, coordenadora do Europe Direct Alentejo Central e Litoral.

«A participação ativa da juventude nos assuntos europeus é fundamental para o futuro, e com as eleições europeias cada vez mais próximas, consideramos muito importante perceber o que querem os jovens para o futuro da Europa», prossegue.

Os principais temas do encontro são as prioridades da UE “Promover o nosso modo de vida europeu” e “Um novo impulso para a democracia europeia”, que irão ser debatidos pelos jovens com eleitos locais e empresários das três regiões, em especial participantes em projetos de cooperação transfronteiriça.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub