Romaria de Nossa Senhora da Cola está de regresso a Ourique

Romaria é tradição secular, num local milenar

A tradição da romaria de Nossa Senhora da Cola está de regresso ao concelho de Ourique, hoje e amanhã, dias 7 e 8 de Setembro, numa iniciativa da Santa Casa da Misericórdia com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia ouriquenses.

As celebrações no Santuário da Senhora da Cola arrancam esta quinta-feira, pelas 15h00, sendo que, para a noite, está previsto um baile com Ricardo Glória e, às 23h00, a atuação de Iran Costa.

A romaria prossegue na sexta-feira, feriado municipal em Ourique, com uma missa solene às 11h00, seguida de procissão.

A festa termina de tarde, com uma matiné com Mário Neves a partir das 14h00.

A ermida de Nossa Senhora da Cola foi construída em inícios do século XVII, tendo o retábulo do altar-mor sido construído no século seguinte. No século XIX foi ampliada com acrescento do nártex, torres sineiras e retábulos laterais.

A igreja singulariza-se pela sua escala e monumentalidade, dentro da tipologia habitual nos santuários de peregrinação do Alentejo.

Este santuário foi, desde muito cedo, um dos lugares de peregrinação mais importantes do Baixo Alentejo, sendo, no início do século XVIII, a mais importante, organizada pelos grandes proprietários agrícolas da região e que perdura até aos dias de hoje a 8 de Setembro.

O santuário ergue-se junto ao local do milenar Castro da Cola, classificado como monumento nacional desde 1910, e bem perto do rio Mira, que corre a sul do monte onde ambas as estruturas foram erguidas, 

 

 



Comentários

pub