Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A primeira residência de criação do “ColecTA’23 – Colectivo Teatral do Algarve”, uma iniciativa da Mákina de Cena, começou no passado dia 11 de Setembro, em Loulé. 

A residência está a ser dirigida por Nuno Pino Custódio, que irá – ao fim de nove semanas de trabalho, distribuídas por Loulé, Lagos e Lagoa – culminar numa criação teatral que reúne em palco 9 atrizes e atores algarvios, oriundos de diferentes estruturas artísticas da região.

O espetáculo que resultará desse processo de criação tem estreia marcada para o dia 10 de Novembro no Cineteatro Louletano e, em 2024, continuará na estrada, tendo já datas marcadas para Lagoa, Lagos e Faro, cidades coprodutoras do projeto, durante os meses de Fevereiro e Março.

sessões de cinema de inverno

Angelo Lorusso, Carolina Santos, Laura Pereira, Letícia Blanc, Mauro Coelho, Rafaella Ambrozio, Sara Vicente, Tânia Silva e João Tátá Regala integram o elenco internacional desta primeira edição do ColecTA, realizada em parceria com a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, A Fera Teatro, Ar Quente, Artis XXI, Sin-Cera Teatro, Te.Atrito, TEL – Teatro Experimental de Lagos, ETIC Algarve e Casa da Cultura de Loulé.

O ColecTA – Colectivo Teatral do Algarve é um projeto de capacitação profissional de âmbito regional, onde a criação não surge isolada, mas integrando um conjunto de quatro workshops no âmbito das artes performativas (teatro, iluminação, cenografia e figurinos e produção).

Com uma primeira edição, pretende-se que o coletivo cresça, implementado uma atividade criativa cíclica e receptiva a outros participantes, com nova edição prevista para 2025/26.

Este é um projeto concebido pela Mákina de Cena, estrutura louletana financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e pelo Município de Loulé, em coprodução com o Cineteatro Louletano, Auditório Carlos do Carmo de Lagoa, Centro Cultural de Lagos e Teatro das Figuras.

 



vamos à vila 2025
emarp

Também poderá gostar

Nota de imprensa

AORCA leva «Alice no País do Lixo» ao Centro Cultural de Lagos

Museu de Lagos (1) (1)

Acervo do Museu de Lagos à distância de um clique com nova plataforma digital

OrquestraBarroca

Orquestra Barroca D’Aquém Mar dá dois concertos em Ferragudo e Lagos