Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O “I Encontro Pré-Escolar, 1º Ciclo – Partilha de Práticas Pedagógicas” marcou o início do ano letivo em Loulé com a presença de mais de 100 educadores do Pré-Escolar, docentes do 1º Ciclo e representantes da direção dos agrupamentos de escolas da rede pública de ensino deste concelho. 

O encontro realizou-se no dia 12 de Setembro, no Auditório do Solar da Música Nova.

A sessão de abertura contou com a presença da vice-presidente da Câmara de Loulé Ana Machado, responsável pelo pelouro da Educação, e Carla Cardoso Vilhena, professora auxiliar na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da
Universidade do Algarve e investigadora integrada no Grupo “Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais” do Centro de Estudos Interdisciplinares.

festas da cidade de olhao

A moderação da sessão esteve a cargo de Daiana Ferreira, psicóloga e presidente da Associação KOKUA.

Durante o encontro, foram apresentadas práticas educativas pelo painel de convidados.

Fátima Aresta, educadora de infância e diretora pedagógica no Centro de Atividade Infantil de Évora, convidou os participantes a refletir sobre a utilização inteligente e consciente dos recursos presentes no contexto escolar e comunidade para proporcionar aprendizagens através da experiência.

Maria João Dias, educadora do Jardim de infância da Patã, consciente da “perturbação do défice de natureza”, enfatizou nesta sessão a importância dos recursos do exterior para o desenvolvimento das competências motoras e emocionais das crianças.

 

Sul Informação

 

Perante as dificuldades com um grupo de crianças pouco motivadas, Sónia Pinto, professora do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Albufeira, considerou ser importante arriscar e desafiar os alunos a assumirem um papel ativo, não só na comunidade escolar, mas também nas suas aprendizagens.

A terminar, Luís Borges, neuropediatra, que exerceu funções como diretor dos Serviços de Neuropediatra do Hospital Pediátrico de Coimbra, na qualidade de presidente da Associação Nacional de Intervenção Precoce e fundador do Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Coimbra, guiou a plateia para uma reflexão sobre o respeito pela diferença e o lugar da pessoa com necessidades educativas, desde a infância, no acompanhamento e inclusão no contexto escolar.

«Urge a necessidade de refletir sobre o conceito de inclusão, abraçar a diferença e educar todos os indivíduos para a solidariedade», afirmou.

«Este Encontro proporcionou um espaço de reflexão sobre os novos problemas e desafios nos processos educativos, e de partilha de experiências educativas, projetos, ideias para a definição das melhores estratégias para o futuro da Educação no concelho», referiram os responsáveis municipais, enaltecendo o êxito desta iniciativa.

 



infraquinta rumo à sustentabilidade

Também poderá gostar

Sul Informação - Professor de Portimão é um dos 10 finalistas do Global Teacher Prize Portugal

Professor do Algarve é um dos dois vencedores do “Global Teacher Prize Portugal”

Sul Informação - Algarve2030 promove Encontro sobre Boas Práticas no Sucesso Escolar

Algarve2030 promove Encontro sobre Boas Práticas no Sucesso Escolar

Sul Informação - Oficinas dão a conhecer Património Cultural Imaterial de Tavira às novas gerações

Oficinas dão a conhecer Património Cultural Imaterial de Tavira às novas gerações