Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve garante que está a «avaliar e analisar o acórdão do Supremo Tribunal de Administrativo» que poderá colocar em causa a criação da Reserva Natural da Lagoa dos Salgados , em conjunto com o Ministério do Ambiente e Ação Climática, com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o Município de Silves.

Num acórdão de dia 7 de Setembro, o Supremo Tribunal de Administrativo deu razão à empresa Finalgarve, que pretende construir um megaempreendimento na Praia Grande, em Silves.

Na decisão, o tribunal considerou que houve um diferimento tácito da Declaração de Conformidade Ambiental (DECAPE)  favorável do projeto, porque a resposta da CCDR Algarve a um pedido do promotor, em 2017, foi dada após se terem esgotado os 50 dias úteis exigido por lei para o efeito.

vamos à vila 2025

A CCDR emitiu, depois disso, duas decisões de conformidade ambientais desfavoráveis,  em Junho de 2018, que, alega esta entidade, era o que estava em litigância neste processo judicial.

«A Linaria algarviana é uma espécie protegida ao abrigo do anexo II e anexo IV da Diretiva Habitats, apresentando uma categoria de risco de extinção em Portugal de “quase ameaçada”, segundo os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), ao qual o Estado Português se encontra vinculado», descreve a CCDR

«Aproveita-se a oportunidade para referir que desde a decisão de “não conformidade” emitida em 2017, o proponente apresentou diversos relatórios das prospeções efetuadas sobre a distribuição da Linaria algarviana, os quais confirmaram a existência da ocorrência desta espécie no local».

«Em 20 de Janeiro de 2022 foram apresentados novos Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE), relativo ao Projeto de Infraestruturas e do Hotel da UE 1 do PP da Praia Grande tendo sido emitidas Decisão de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (DCAPE) de sentido “não conforme” em 07/06/2022», concluiu a CCDR do Algarve.

 



vamos à vila 2025
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Passagem Eurorregião AAA Alentejo para Algarve 2025 (2)

Algarve quer «estatuto de associação europeia» para a Eurorregião AAA

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

ZEC da Cabrela

Há uma área do Alentejo com 56 mil hectares classificada como Zona Especial de Conservação