Câmara de Alvito cria nova zona de atividades económicas em Vila Nova da Baronia

Concelho é o único do distrito de Beja sem uma zona de acolhimento empresarial

Uma nova zona de atividades económicas está a ser construída em Vila Nova da Baronia, no concelho de Alvito, num investimento da Câmara Municipal de quase 520 mil euros para “fixar mais empresas” no território.

As obras de construção da nova Zona de Atividades Económicas (ZAE) de Vila Nova da Baronia arrancaram esta semana e eram “uma ambição muito grande do concelho de Alvito”, disse o presidente do município alentejano, José Efigénio (PS).

“Há já duas décadas que esta ZAE deveria estar construída, para podermos acolher tecido empresarial, que infelizmente não existe no nosso concelho”, acrescentou.

Segundo o autarca, a localização de Alvito, entre o Alto e o Baixo Alentejo e servido pelo regadio do Alqueva, leva a que haja “muita procura de empresas que dão resposta aos olivais e amendoais”.

“Tenho passado estes dois anos [de mandato] a receber empresários que se querem instalar em Alvito e nós não temos resposta para lhes dar”, admitiu.

O concelho é, aliás, o único do distrito de Beja sem uma zona de acolhimento empresarial, sublinhou.

A ZAE de Vila Nova da Baronia tem uma área total de 47.780 metros quadrados e contará com 11 lotes, estando localizada junto à Estrada Nacional (EN) 383.

A empreitada deve estar concluída “dentro de um ano” e representa um investimento de 518.475 euros, que será candidatado pela Câmara de Alvito ao próximo quadro comunitário de apoio, explicou José Efigénio.

Nos planos do município está igualmente a criação de uma zona de acolhimento empresarial na sede de concelho, investimento que “está ainda em fase de projeto e que será iniciado assim que houver disponibilidade”.

A futura infraestrutura terá até 20 lotes e o investimento a realizar “não será certamente muito diferente do custo que tem a ZAE de Vila Nova da Baronia”.

 



Comentários

pub