Um grupo de 30 jovens de vários pontos do país cumpriu hoje o sonho de «flutuar como astronautas» durante um voo parabólico a bordo de um avião que descolou da Base Aérea de Beja.
A experiência proporcionada pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, no âmbito da iniciativa “Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia”, realizou-se com sucesso pelo segundo ano consecutivo na Base Aérea Nº 11 de Beja.
Os jovens, com idades entre os 14 e os 18 anos, finalistas da competição promovida pela Agência Espacial Portuguesa, voaram num Airbus A310 que aterrou às 11h50, duas horas depois de ter descolado da pista.
Para alcançar a gravidade zero, o avião realizou «uma série de parábolas em simultâneo», ou seja movimentos de ascensão e de queda livre, que permitem que «o corpo acompanhe o movimento usual», disse o tenente-coronel da Força Aérea Portuguesa / Agência Espacial Portuguesa Pedro Costa.
«No movimento ascendente, o avião adquire uma velocidade superior ao normal» e, quando «muda o rumo para o movimento descendente, conduz-nos a uma simulação de microgravidade», especificou.
Em declarações à agência Lusa, após a descolagem do avião, o responsável explicou que todos os tripulantes do Airbus A310 receberam «uma preparação prévia» para participar nesta viagem que realizou um total de 16 parábolas.
A bordo do avião, os jovens astronautas foram divididos em pequenos grupos e, nas quatro estações de trabalho designadas Júpiter, Saturno, Marte e Lua, simularam a ausência de gravidade e tiveram oportunidade de realizar várias experiências.
«Numa das estações podem rebentar um balão com água e perceber o efeito da gravidade zero na água que vai sair do balão», exemplificou.
Para este voo, o avião atingiu uma altitude de «entre 25 a 29 mil pés» e percorreu uma área que «usualmente é utilizada para preparação dos militares», sob controlo da Força Aérea Portuguesa, numa extensão que «corresponde a metade de Portugal», adiantou.
De acordo com o responsável, «esta iniciativa serve para aumentar aquilo que é a literacia espacial» na juventude e, por outro lado, «mostrar que eles são capazes de fazer algo diferente e perceberem que o Espaço é para todos, incluindo os portugueses», frisou.
Na segunda edição da “Zero-G Portugal – Astronauta por um Dia” participaram 20 rapazes e 10 raparigas de vários pontos do país e, pela primeira vez, das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
A partida e chegada do voo foi acompanhada pelo olhar atento de dezenas de familiares dos jovens estudantes que participaram na iniciativa.