Beja acolhe apresentação de resultados do Odyssey Sensing Project em dois sítios arqueológicos

Levantamentos feitos com recurso a drones equipados com tecnologia LiDAR

O Projeto Outeiro do Circo e a Câmara Municipal de Beja organizam amanhã, 8 de Setembro, às 21h30, uma conferência intitulada «Dois gigantes entre a planície e o rio», de apresentação dos resultados do Odyssey Sensing Project no território deste concelho.

A conferência terá lugar no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, em Beja, tendo como oradores Miguel Serra, do Projeto Outeiro do Circo e ainda João Fonte e Tiago do Pereiro, ambos da ERA Aqrqueologia.

No âmbito deste projeto, procedeu-se à realização de levantamentos em dois importantes sítios arqueológicos da Idade do Bronze, os povoados do Outeiro do Circo (Mombeja/Beringel) e dos Castelos (Baleizão), com recurso a drones equipados com tecnologia LiDAR.

Os trabalhos realizados permitiram completar algumas informações sobre o Outeiro do Circo, sítio sistematicamente estudado desde 2008, e, sobretudo, revelaram todo o potencial deste projeto através das grandes novidades obtidas no sítio dos Castelos, que surpreendeu pela dimensão e complexidade das suas muralhas.

O Odyssey Sensing Project é desenvolvido por um consórcio formado pela empresa ERA Arqueologia e pelas universidades de Aveiro e da Maia, com o apoio financeiro da União Europeia, através do FEDER, CRESC Algarve2020, Compete 2020 e Portugal 2020.

 

 



Comentários

pub