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Mel, compotas, frutos secos, salicórnia, vinhos e muito mais. Os produtos agroalimentares do Algarve estiveram em foco, de 18 a 22 de Setembro, em duas ações de prospeção em Paris (França) e Estocolmo (Suécia). 

A primeira ação aconteceu em Paris, na Patisserie Canelas. A segunda decorreu, em Estocolmo, no Cork Vinbar. Ambas contaram com a presença e colaboração dos respetivos delegados da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portuga (AICEP), nos destinos visitados, bem como a presença da embaixadora de Portugal na Suécia Sara Martins.

O balanço final, de acordo com a direção do NERA, «superou as expetativas em termos de adesão, totalizando mais de 40 participantes, entre eles, repórteres e prospetores de cadeias agroalimentares especializadas».

lagos marchas populares

O grande objetivo foi avaliar oportunidades de cooperação e parcerias entre empresas, de modo a «desenvolver uma carteira de contactos e abrir portas à internacionalização dos produtos premium algarvios».

Estas ações funcionaram como uma operação de charme que incluiu mostra e degustação de produtos, seguidos de networking e contatos exploratórios internacionais junto de segmentos de alto valor acrescentado (alta cozinha, cadeias especializadas gourmet, jornalistas de especialidade).

Além de promover os recursos endógenos, esta ação pretendeu contribuir para o acesso dos empresários algarvios aos mercados internacionais e à disseminação da oferta de excelência da região. Paralelamente, foi apresentado o novo vídeo agroalimentar e brochura do projeto, enquanto ferramentas promocionais.

No cardápio constaram produtos como o mel, as compotas, o azeite e os frutos secos. Na componente do mar destaque para a salicórnia, o «sal verde» e para o «ouro branco» do Algarve – o sal e a flor de sal, bem como os patés e conservas de pescado. Na componente da inovação, o destaque foi para a alfarroba com tabletes, xaropes e bebidas vegetais.

Também houve produtos e snacks gourmet com prevalência nos frutos secos e flor de sal e os vinhos do Algarve.

O projeto “Algarve Premium” tem como objetivo central promover a internacionalização de produtos de excelência da região do Algarve nos setores do Agroalimentar e Mar, do Turismo Cultural e Criativo e do Turismo Náutico, por forma a aumentar o seu reconhecimento, notoriedade e visibilidade internacional.

Trata-se de um projeto promovido pelo NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, Associação Turismo do Algarve e a Região de Turismo do Algarve, cofinanciado pelo Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 | Portugal 2020.

 



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