O ciclista Delio Fernandez, do AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense, terminou a 9ª etapa da Volta a Portugal, este sábado, 19 de Agosto, em 2º lugar, passando de 19º para 16º na classificação geral.
A nona e penúltima etapa, que terminou no alto da Senhora da Graça, foi ganha pelo australiano James Whelan (Glassdrive-Q8-Anicolor), mas é o suíço Colin Stüssi (Voralberg) quem mantém a camisola amarela.
O segundo “algarvio” a terminar este etapa foi Jesus del Pino. O ciclista da Aviludo – Louletano – Loulé Concelho chegou em 19º lugar e encontra-se em 9º lugar na geral.
No final dos 174,5 quilómetros, entre Paredes e o alto da Senha da Graça, em Mondim de Basto, Whelan venceu em 4:32.46 horas, com menos 34 segundos do que o “algarvio” Delio Fernández (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) e 36 do que o português Hélder Gonçalves (Kelly-Simoldes-UDO).
Na geral, Colin Stüssi tem agora 45 segundos de avanço sobre Henrique Casimiro (Efapel), que subiu ao segundo posto, ultrapassando o russo Artem Nych (Glassdrive-Q8-Anicolor), agora terceiro, a 1.00 minuto.
A 84.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta termina este domingo, 20 de Agosto, com um contrarrelógio de 18,2 quilómetros em Vina do Castelo, com a meta instalada no alto do Santuário de Santa Luzia.