Santiago do Cacém escolhe vencedores do concurso de fotografia “Num Instante…um novo olhar”

A entrega dos prémios, no valor total de mil euros, irá realizar-se no dia 10 de Setembro

Nuno Mateus, Ana Carolina Santiago e Luís Pinheiro da Silva são os vencedores do Concurso de fotografia “Num Instante…um novo olhar” do Município de Santiago do Cacém.

O concurso decorreu entre 1 de Abril e 31 de Julho e os vencedores foram apurados no dia 22 de Agosto. Já a entrega dos prémios pecuniários, no valor total de mil euros, irá realizar-se numa cerimónia integrada na edição 2023 da Feira do Monte, no dia 10 de Setembro, às 21h45, no Pavilhão de Exposições, onde estarão expostas as fotografias distinguidas.

O primeiro prémio será entregue a Nuno Mateus, com a foto “Lagoa”, o segundo a Ana Carolina Santiago, com a foto “Jogging Matinal” e o terceiro lugar a Luís Pinheiro da Silva, com a foto “Raízes suspensas de invulgar dimensão”.

Foram a concurso 168 trabalhos de 24 autores, numa iniciativa que teve como objetivo «destacar o potencial turístico de Santiago do Cacém, levando-o a ser visto de perspetivas diferentes, quer pelos visitantes, quer pelos munícipes», diz a autarquia, reforçando que «com cada trabalho fotográfico se quis mostrar um olhar único e original sobre as tradições e a riqueza cultural, gastronómica, humana, paisagística, arquitetónica, histórica, natural e da biodiversidade».

O júri foi composto pelo presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, pelo chefe de divisão de Desenvolvimento Económico e Turismo, pela técnica superior de Comunicação, e pela fotógrafa convidada Felizarda Barradas.

Considerando a qualidade das imagens apresentadas, o júri entendeu ainda atribuir as seguintes menções honrosas: “Barcos de pesca Lagoa de Santo André (Aberta)” de António Canaria, “Brincar no Património” de Ana Carolina Santiago e “Ortiga” e “Santiago, o Velho” de Nuno Mateus.

Os trabalhos foram avaliados tendo em conta os critérios da originalidade, adequação à mensagem que se pretendia transmitir, criatividade, qualidade das fotografias e as características técnicas.

 



Comentários

pub