Politécnico de Setúbal coloca 999 novos estudantes sobretudo em 1ª opção

Taxa de ocupação alcançada no Concurso Nacional de Acesso sobe para 82,4%

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai acolher nos seus campi 999 novos estudantes neste novo ano letivo, de acordo com os resultados já conhecidos da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA) para 2023/2024.

Com 1212 vagas a concurso, a instituição de ensino alcança assim uma taxa de ocupação de 82,4%, registando uma ligeira subida, e o preenchimento total em 21 licenciaturas, de um total de 29 abertas a candidaturas.

Outro dado relevante diz respeito ao número de candidatos que escolheram o IPS como 1ª opção, que se situa nos 96,2 %, um valor que regista uma subida de mais de quatro pontos percentuais face ao verificado no ano anterior e que faz do IPS a 4ª instituição do Ensino Superior Politécnico com a maior taxa de candidatos em 1ª opção.

Como áreas disciplinares de maior procura voltam a destacar-se as Ciências Empresariais, a Saúde e a Educação, com as respetivas escolas (ESCE/IPS, ESS/IPS e ESE/IPS) a preencherem a totalidade dos lugares a concurso.

Para a presidente do IPS Ângela Lemos, no ano em que o número de candidatos ao Ensino Superior diminuiu, os resultados alcançados “revelam o reconhecimento dos jovens e das suas famílias face ao contributo do IPS para o desenvolvimento da região, do país e do mundo, nomeadamente da Europa, consolidando o seu papel como Universidade Europeia”.

Além dos estudantes colocados no Concurso Nacional de Acesso em todas as suas três fases, o número total a registar em 2023/2024 incluirá também os que venham a ser admitidos através dos concursos locais, regimes especiais de acesso, cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), cursos breves, microcredenciais, pós-graduações e mestrados.

Estima-se assim “um aumento do número de estudantes no IPS, nomeadamente através de novas formações de mestrado e de pós-graduações, o que revela a importância da formação ao longo da vida, quer para os jovens, quer para os adultos”, acrescenta ainda a responsável.

Os estudantes agora colocados devem fazer as suas matrículas online entre amanhã, dia 28, segunda-feira, e 30 de agosto. Toda a informação pode ser consultada aqui.

Para a 2.ª fase do CNA, cujo período de candidaturas arranca também na segunda-feira, prolongando-se até 05 de setembro, o IPS disponibiliza um total de 231 vagas.

 



Comentários

pub