Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

Guilherme Gomes, de 25 anos, é um dos pescadores mais jovens da praia dos Olhos de Água, em Albufeira. Apesar de ser uma zona onde o turismo impera, neste pequeno areal ainda há uma comunidade de «30 e tal pescadores». Foi para lhes dar mais condições que a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia se uniram para construir novos apoios de pesca, que ontem foram inaugurados.

Guilherme é de uma família de pescadores, já que o seu pai e tio também se dedicam à faina. No seu caso, como disse ao Sul Informação, pesca polvo, enquanto pai e tio «pescam às redes».

Os treze novos apoios de pesca em madeira, pintados de azul e branco, com telhado verde, substituem os 16 velhos e degradados apoios que ali havia. Segundo a engenheira da autarquia que apresentou as obras, essas antigas instalações estavam «degradadas», algumas delas dando mesmo «sinais de desabamento».

festas da cidade de olhao

As obras, que custaram 200 mil euros e foram pagas pela Câmara de Albufeira e pela Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, passaram também pelo reforço do muro de suporte da frágil arriba de arenito nas traseiras das casas e pela criação de uma estrutura para escoamento das águas pluviais.

Foi ainda arranjada e pintada a casa do guincho, onde está guardado o equipamento que faz a alagem dos barcos, ou seja, que os puxa do mar para terra.

Aproveitando um desnível do terreno, foi igualmente criado um miradouro, que se junta a outros já existentes ali ao pé.

 

Sul Informação

 

Com três metros de largura por 3,80 m de comprimento e um pequeno avançado de mais um metro à frente, as novas casas para os aprestos têm agora melhores condições. «São mais largas, um bocadinho maiores», admitiu o jovem Guilherme, que, com o pai, o tio e um primo assistiu à cerimónia de inauguração, ao lado de outros pescadores e das suas famílias.

Arquimínio Gomes, de 63 anos, recordou que «há cerca de 15 anos, tínhamos aqui 16 barcos, mas agora só temos três barcos grandes para redes de cerco e duas pequenas traineiras, a chamada pesca artesanal».

Além do polvo, as espécies mais pescadas são a sardinha, as cavalas, o besugo, o sargo. Porque nos Olhos de Água já não há lota, o peixe é depois levado, em carrinhas próprias, até às lotas de Albufeira (todo o polvo se vende lá) ou de Quarteira, onde o preço, segundo Arquimínio, costuma ser «mais alto».

Quem também assistiu à inauguração foi Vítor Cavaco, de 71 anos, que nasceu «numa casinha aqui ao lado» e andou no mar «desde os seis anos», levado para a faina pelo pai, que também era pescador. Agora, apesar de já estar reformado, não deixa de ir espreitar o mar todos os dias, às vezes ainda vai à pesca da lula e do choco, e confessa, com lágrimas nos olhos, as saudades da traineira que era sua.

Na hora da fotografia de família, todos chamaram pelo Vítor. «Anda lá aqui pra foto, que és o mais velho!», gritou-lhe um companheiro.

 

Sul Informação

 

Entretanto, na cerimónia de inauguração, Indaleta Cabrita, presidente da Junta de Freguesia, salientou o facto de estas serem «casas de apoio aos pescadores e às atividades económicas dos Olhos de Água».

Sublinhando que as treze casinhas pertencem agora aos pescadores, a autarca pediu: «por favor, tratem os arrumos com o mesmo carinho e dedicação que a Junta e a Câmara puseram neste projeto, que agora é vosso».

Por seu lado, José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, recordou que «já há uns anos que andávamos com intenção» de fazer estas obras, mas estava «difícil».

O edil disse que o espaço é «um cantinho» do concelho, mas «com muito significado», não só para os pescadores, como até para os «turistas tirarem as suas fotografias». Rolo falava ao mesmo tempo que um grupo de visitantes estrangeiros passava a pé, em direção ao miradouro no topo da arriba frente ao mar e depois aos olhos de água (nascentes de água doce na praia). Mais tarde, parte deles fotografaram-se frente às novas casinhas azuis e brancas.

«Isto é vosso, estimem-no!», concluiu o presidente da Câmara.

Com as novas instalações novinhas em folha como pano de fundo, no próximo fim de semana (de 10 a 12 de Agosto), o largo dos pescadores dos Olhos de Água vai receber mais uma Festa da Sardinha. Arquimínio Gomes promete «excelente peixe, mesmo bom».

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação e Rui Gregório | CMA

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



vila do bispo
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Também poderá gostar

Sul Informação - Cadáver do turista escocês desaparecido em Albufeira encontrado hoje pela PJ

Cadáver do turista escocês desaparecido em Albufeira encontrado hoje pela PJ

Sul Informação - Prisão preventiva para suspeito de homicídio de homem a tiro no concelho de Beja

Prisão preventiva para suspeito de vários furtos em residências de Albufeira

Sul Informação - CCDR organiza workshop sobre Regulamento Geral de Proteção de Dados

População sénior de Albufeira aprende mais sobre literacia digital